Maria Isabel Cunha POETISA E ESCRITORA COMENTA O AFORISMO #CUME DOS PICOS DE NEVES SUAVES#


Fantástico texto em que o autor recorda toda a caminhada que efetuou e os percalços que sofreu, bem como as adversidades que teve de enfrentar, das quais conserva ainda "os calhaus" que lhe lançaram e o têm impelido a prosseguir e a ascender na sua carreira e também para não esquecer quem os lançou. A maravilhosa escultura, uma Mulher prostrada, mas não caída, onde sobressai um semblante meditativo e sofrido. Parabéns ao casal, Manoel Ferreira Neto e Graça Fontis. Beijinhos. FELIZ PÁSCOA.


Maria Isabel Cunha


#CUME DOS PICOS DE NEVES SUAVES#
Graça Fontis; ESCULTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


No entre-correr da minha presença, já tive que trans-por as quimeras, trans-elevar as sorrelfas aos auspícios do uni-versal in-finito, trans-cender os idílios sin-estésicos ao cume dos picos de neves suaves! Nas pontes partidas de minhas travessias, nos declives das ladeiras, tive de nonadear nas curvas das estradas, nos aclives das serras, experienciar os travos, vivenciar os nós górdios, fraternizar com des-vigorosos, solidarizar com des-conexos, des-compassados, bloqueados, con-descender os traiçoeiros, re-levar os injustos e desumanos, re-verenciar a cadela sensualidade que sabe mendigar uma fatia do espírito, quando lhe negam um pedaço de carne, mas espicacei preservar-me na vertical, conservar-me na horizontal de meus ideais heréticos, proscritos, inclusivamente com calhaus acertaram-me em pejado, escorraçaram-me com as mãos nas costas. Expurguei do ser o motim vil, a humilhação pleonástica, a ofensa metafórica, a des-inquietação oca, o ceticismo in-autêntico, o niilismo inócuo e sem quaisquer sensos, re-acendi meu imo à existência. Libertei re-florir amizade, em questão o re-criar o verbo amar dos sonhos, o in-finitivo trans-itar das regências do belo sentir a plen-itude. Analisei em redor e para o paraíso sem termo... Interpretei ao longe e para a eter-(n)-idade obtusa...
Ajustei-me com o planeta tão impiedoso, com o mundo tão errado, ad-aptei-me à existência, com arduidade à existência e ao Universo que granjeava para mim. No entanto, nada olvidei, contudo nada protelei ou posterguei. Os calhaus con-servei, não para construir um forte. Já é um cliché démodé….Somente para re-lembrar quem os pro-jetou.


(**RIO DE JANEIRO**, 13 DE ABRIL DE 2017)😇


Comentários