O EU POÉTICO E O VERBO NAS OBRAS POÉTICAS DE Sonia Gonçalves E Ana Júlia Machado





Perquirindo as poetisas e escritoras Sonia Gonçalves e Ana Júlia Machado o que é isto a Poética, tomando em comparação o Poema-Card daquela e o Poema "VERBOS AFÁVEIS" de Ana Júlia Machado, intencionamos fundamental a sin-cronia do eu-poético e a ad-versidade do ideal poético em ambas as poetisas.


O "eu-poético" em Ana Júlia Machado, conforme os versos "... Por diversas circunstâncias haveremos a/faculdade de exercer/em nós a suavidade dos verbos...", significando o fazer-se movimento e multiplicar-se em vários planos, é o esforço do Ser por abranger todas as suas potencialidades por ser o verbo movimento e continuidade, o arquiteto, à luz do pensamento de Sonia Gonçalves, seus ideais e o eu-poético, é também o verbo pois que o poeta fazendo "a poética arquitetura e engenhosidade" movimenta o próprio sujeito, "... n´alma a poesia mergulha", o sonho, a esperança do "eu-outro", na querênça de "ir passarinho.../levar o cântico é candido", "... e na lagoa da Pampulha me abarco...", o espaço onde o "eu-poético" se revela no "aqui-ali-acolá", a poetisa parece sugerir que nos deixemos espacializar a Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, "matizes e pintura num arco", a presença de Portinari, a arte da poesia ilumina a poetisa a este abarcar-se nos sentimentos. Assim, ambas as poetisas nesta primeira instância de nossa consideração acerca destes poemas elas, a síntese delas diz-nos que o verbo, a poesia e a alma, esta trilogia que em consideração comparativa, a síntese destas imagens artísticas re-vela uma luz de reflexão acerca deste "verbo" de sintese do pensar poético e o sentir poético, em Verbos Afáveis, Ana Júlia Machado dispõe ".. em tudo que suscitarmos a afabilidade/dos verbos e assim se contemplará o quão poderemos corrigir os procedimentos..."


São ambas as poetisas "arquitetas do versar poético", e o verbo poético que habita ambas, a síntese da harmonia e a linguística. Ambas as poetisas procuram essencializar suas vidas nesta busca contínua do "eu poético."


(#RIODEJANEIRO#, 27 DE JUNHO DE 2018)


VERSOS AFÁVEIS


Elegemos a afabilidade dos verbos
Se escutarmos caso mélico e pacífico
A nossa auscultação identifica a
melopeia amável da palavra e a
nossa alma alaga-se de harmonia e claridade
Por diversas circunstâncias
É-nos mais cômodo a severidade
dos verbos, do que a fineza
em nosso discurso. Percebam
que se decidimos nossas contrariedades
mensureando o que proferimos,
medidtando previamente a conversar,
havemos muito mais possibilidades de sermos
bem acontecidos do que meramente
manifestando em detonação
Dispunhamos em tudoque suscitarmos a afabilidade
dos verbos e assim se contemplará o quão
poderemos corrigir os procedimentos.


Ana Júlia Machado, in O EU LIVRE POESIA, EDIÇÃO DO AUTOR.


Comentários