#AFORISMO 895/ ATRÁS DOS COELHOS EXISTEM SEMPRE BOSQUES# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO



Caráter, personalidade são os vossos gritos, ruminâncias, vossas bandeiras preferidos, os vossos cajados superados e suprassumidos a guiarem vossos passos. Se é algo que des-aprendi com excelência foi na exaltação, reverência das atitudes, ações, gestos de princípios probos, lídimos, pois atrás dos coelhos existem sempre matagais, florestas, bosques, escondem serpentes venenosas que picam sem dó nem piedade desde que se sintam ameaçados da verdade, das tramóias, trambiques, jogos. Podeis crer-me que o caráter, personalidade não são o que con-sente com os valores pre-estabelecidos, virtudes pré-fabricadas, mas aqueles que negam, refutam, recusam ser poste de cimento armado, ovelhinhas obedientes e comportadas, estas então são encontradas às pencas, encarapitadas nos pés... de qualquer coisa, em cima dos muros, e tem a incólume cor-agem de transgredir as leis, de desrespeitar os princípios, abominar o que aliena, e sempre estar disposto a soltar os cães de fogo, sem medo das discriminações, preconceitos, sem medo de eles incendiarem o mundo.


Todas as vezes em que ouço serem caráter, personalidade vossos gritos, penso-vos e sinto-vos destituídos de visão das coisas, isentos de senso e inteligência, pois sabeis berrar o grito e tudo escurecer com fumaça e cinza. Sois vós os melhores fanfarroneiros, fanfarrões tão simplesmente, se assim os deixam mais lisonjeados, bufões que tenho conhecido, e assimilais com destreza, perspicácia, aprendestes com luxúria e soberba a arte de fazer a lama borbulhar de fervura. Onde o caráter, personalidade probos, lídimos habitarem devem haver sempre lama, coisas esponjosas, salauds, demônios da escória, das orlas amorais. De onde vem, qual é a origem do que truam para cima?


Todas vezes em que re-flito acerca do comportamento, postura e conduta do homem no quotidiano das algazarras não me recuso a envolver-me nas suas teias de pensamentos, idéias, sonhos e utopias, sensível e de modo espiritual, e o haver atingido este nível re-colhi e a-colhi de outras idéias e pensamentos comungados à busca do sonho da arte da estética, pensamentos que contribuíram para a verbalização, aquela tempestade da alma que surge da multidão em certos momentos do nada e da liberdade, da náusea, do vazio, do silêncio no silêncio do ser de intensidade do cântico dramático entre a quotidianidade das coisas da vida, os sonhos e utopias que nascem, crescem, morrem, re-nascem..., a repentina embriaguez que contagia o ânimo, inteiramente sincera e desinteressada... este intercâmbio de idéias, ideais e pensamentos crescemos e amadurecemos juntos, esta utopia da arte da estética, re-colhi e a-colhi de vós, vossas expressões e silêncios do vivido e experienciado...


Sinceramente e de cabeça erguida, podeis, aqui, podeis dizer tudo livremente, desabafar as vossas razões em subirem nas tamancas e gritarem vossas fraquezas, a personalidade e o caráter que decantam foram criações, a confissão pública, o testemunho público das fugas e mauvaises-foi, invenções para esconder as maledicências de vossas estirpes e laias; nada aqui se envergonha de sentimentos ocultos e obstinados, gritais sem rodeios sois a escória do mundo.


O reflexo da própria experiência e sensibilidade, nela atravessado pela experiência ardente de uma potência e um efeito máximos, inquieto e como se retornasse à luz após uma longa doença e tivesse dificuldade em confiar em suas mãos e em seus olhos, tateando em seu caminho, eis-me. Maravilhosa des-coberta, ainda era artista e chegara a sê-lo no momento.


(#RIODEJANEIRO#, 21 DE JUNHO DE 2018)


Comentários