O NIRVANA NA POESIA DE Sonia Gonçalves: ENCONTRO DE DESEJOS E UTOPIAS DA ESPÍRITUALIDADE - PROJECTO #INTERCÂMBIO CULTURAL E INTELECTUAL# Manoel Ferreira Neto: MINI-ENSAIO




Poesia, alma e coração... No modo de alinhar o "deixar-se fluir com sublimação, o êxtase, a gentileza poemas que elevam ao nirvana... A paisagem-porto que a poetisa e escritora Sonia Gonçalves são a alma e coração cheios de nirvana, no seu espírito os navios que chegam ao porto são a sublimação e o êxtase, não sabe quem sonha, que sonho de si reside, habita nos interstícios da alma e coração, mas toda a água do mar do porto é transparente, são os desejos, vontades, ideais da magia do versar o nirvana e o ver a paisagem, sobre o papel onde escreve o poema, po-esia entre ela e a pena que escreve, as palavras cheias de desenhos de portos, nas linhas erguem-se os sentimentos, as emoções, o conhecimento e a felicidade são as metas supremas do "eu-poético", a alegria dos barcos a navegarem nas águas do porto, o estado eterno da graça entre si, a poetisa e o eu poético que emana deste estado eterno da graça, os remos caíram na água, o barco faz o que a água quer. O desejo do êxtase poético, a poesia liberta das preocupações, da ira e dos apegos às coisas deste mundo liberta do ego (sentimento de identidade individual). A pessoa que atinge o estado de nirvana chega ao pleno conhecimento e sente paz total, porque está unida a tudo que existe.


Para a poetisa e escritora Sonia Gonçalves, a poesia é o nirvana do poeta, a sublimação por intermédio de que chega ao pleno conhecimento, sentindo paz, atingindo a atítude de graça e gentileza, o gesto distinto de elegância no agir. A poesia de Sonia Gonçalves é símbolo, signo, metáfora da simbiose do poeta e do leitor, este encontro de desejos e utopias da espiritualidade.


(#RIODEJANEIRO#, 27 DE JUNHO DE 2018)


Comentários