RESPOSTA DA POETISA ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA SONIA GONÇALVES À ANÁLISE DO POEMA QUINTA ELEVADA FLORAL"




Estupenda sua análise literária da minha escrita Manoel Ferreira Neto, volto a dizer você é realmente um espanto em matéria de análises interpretativas de texto, deve ter sido um aluno nota dez sempre em literatura. Somente dois poetas aqui conseguem sempre interpretar-me ao pé da letra e me surpreender, você e o poeta Jacó, que sempre faz uma análise profunda, não tão profunda quanto a tua, mas ele decifra meus escritos com muita facilidade. Você idem faz isso assim como quem está se divertindo. Deve ser porque além da mente brilhante que tens, escreve usando as metáforas poéticas também, isso lhe dá um parâmetro melhor do que para os outros.Essa quinta elevada na verdade era para ter sido publicada numa quinta, apesar de que a quinta aqui é estância poética no caso, então não faz muita diferença para você que sabe disso, mas para o leitor mais desavisado, mas simples digamos seria melhor na quinta feira mesmo... assim ele talvez sentisse com mais facilidade a poesia. Mas você captou tudo, desde a transcendência dos desejos cotidianos até os sentidos mais elevados do eu-poético. Mas ao final você deu um excelente acabamento metafisico ao meu texto com suas palavras rebuscadas, realmente só tenho à agradecer seu comentário mais lindo, Manu querido. Bjos pra linda Graça Fontis também pra ti sempre Manu, uma honra para mim seu comentário, grata!Bjs.


Sonia Gonçalves


MANOEL FERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO ANALISA O POEMA QUINTA ELEVADA FLORAL DA POETISA, ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA Sonia Gonçalves


Elevação... O que é isto? Elevar significa transcender as coisas quotidianas aos desejos, utopias, sonhos que residem além, buscando o Ser. Elevar a arte de criação poética significa não apenas ir além da linguagem, estilo, forma, conteúdo, o que com muita entrega é fácil, mas encontrar o "eu-poético", o "eu" que habita o poeta, eivado de todas as suas dimensões imanentes, o que lhe reside a alma, ser ele próprio em seus versos. Por vezes, o poeta transcende a sua linguagem, estilo, estetizando a arte, mas desce no seu "eu-poético". Há-de haver o diá-logo entre a linguagem e estilo poéticos e o "eu-poético", diá-logo que intenciona, deseja, tem vontade da síntese de ambos, diá-logo que cria e artificia a estética, a consciência-estética-ética, "sentir a mirra extraída do íntimo".
A poetisa, escritora e crítica literária Sonia Gonçalves, nesta obra poética, QUINTA ELEVADA FLORAL, delineia, burila a linguagem, estilo e o "eu-poético" numa síntese que performa a "sinergia dos sentidos", sinergia que transforma cada verso do poema em multíplices metáforas, metafísicas, exalando o perfume floral da poiésis em sin-cronia, sin-tonia, harmonia, consonância com o destino poético a que se entregou, a VOZ da arte poética, voz que envela o silêncio do Ser, voz que manifesta a fala da Alma.
QUINTA ELEVADA FLORAL é a esperança do verso floral que emana, exala o perfume da compl-etude da Arte e da Natureza.


Manoel Ferreira Neto


(#RIODEJANEIRO#, 15 DE JUNHO DE 2018)


Comentários