#AFORISMO 908/ EIS O AFORISMO RE-NASCIDO DAS CINZAS# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO




A inter-pretação, análise de um crítico ou comentarista são vistas pelo autor da obra não apenas como esclarecimento do inter-dito, sua estrutura, semânticas, linguísticas, metáforas, significados, significantes, símbolos e signos, mas se elas trans-cendem estes objetivos e pro-jectos. Por vezes, o crítico segue as normas e regras do objetivo de esclarecimento, por vezes, a estrutura e seus acessórios, utensílios estão nas linhas, nas entre-linhas os verbos da estética, da consciência-estética-ética.


Por vezes, aclarecimentos e estrutura estão presentes nas linhas e entrelinhas, o que é mais dIfícil para se alcançar.
Não tenho qualquer modéstia, vergonha de afirmar que estou re-nascendo este gênero literário-filosófico, AFORISMO, que remonta à antiguidade junto com a POESIA, esquecido nos nossos tempos atuais. Não é tão fácil re-nascê-lo conservando e preservando as suas origens, re-criando, reinventando, adaptando-o às circunstâncias e situações históricas.


Críticos foram felizes ao interpretá-los, analisá-los, apresentando esclarecimentos e estruturas percucientes com as intenções no instante da criação, transcendendo-as. Alcançar-lhe o auge da grandeza porventura seja um objetivo, a intenção fundamental consiste em pensar não o valor artístico da obra artística, refletir sobre a significação filosófica , abordando as conexões da arte com os domínios mais amplos da cultura e da vida, da intelecto e da criação do destino ec-sistencial, as relações da arte e da vida. Com evidência, como se recomeçasse tudo, anda-se aqui, anda-se ali, anda-se acolá, o tempo revela as dimensões.


A escritora e poetisa Sonia Gonçalves, em AFORISMO DA SÍNTESE: REALIDADE TOTAL DO HOMEM FABER E HOMO SAPIENS, esclarece os objetivos do Aforismo numa linguagem accessível a todos leitores, através de uma metáfora de excelência, a comparação entre o Aforismo e o viajante do tempo: "... viajante do tempo onde nos fala do passado épico, do presente vigente nos leva a viajar pelo perene futuro, nos faz ver claramente a diferença temporal entre um e outro, mas sempre num mundo mágico de unicórnios de fantasias em misto às realidades cotidianas, e o amor sempre como ligação entre todas as coisas...", a metáfora sendo "viajante do tempo". Sim, o AFORISMO, como o sinto e penso, é sim um viajante do/no tempo, sem redar pé do presente histórico, que é a sua origem, a vocação que lhe fora dada no seu nascimento na Antiguidade, constituindo e instituindo sementes e húmus que regem a vida, elevando-a, trans-elevando-a, através da consciência-intelectual-estética dos sonhos e utopias. O "intelecto" exercita as fantasias dos sonhos, as utopias dos pro-jectos, incentiva a vontade do verbo da felicidade, do prazer, sobretudo a sabedoria, síntese do HOMO FABER E HOMO SAPIENS, que concebe o amor, a liberdade como ligação com as coisas.
Manoel Ferreira Neto
(28 DE JUNHO DE 2017)


(#RIODEJANEIRO#, 28 DE JUNHO DE 2018)


Comentários