MANOEL FERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO ANALISE O POEMA QUINTA ELEVADA FLORAL DA POETISA, ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA Sonia Gonçalves




Elevação... O que é isto? Elevar significa transcender as coisas quotidianas aos desejos, utopias, sonhos que residem além, buscando o Ser. Elevar a arte de criação poética significa não apenas ir além da linguagem, estilo, forma, conteúdo, o que com muita entrega é fácil, mas encontrar o "eu-poético", o "eu" que habita o poeta, eivado de todas as suas dimensões imanentes, o que lhe reside a alma, ser ele próprio em seus versos. Por vezes, o poeta transcende a sua linguagem, estilo, estetizando a arte, mas desce no seu "eu-poético". Há-de haver o diá-logo entre a linguagem e estilo poéticos e o "eu-poético", diá-logo que intenciona, deseja, tem vontade da síntese de ambos, diá-logo que cria e artificia a estética, a consciência-estética-ética, "sentir a mirra extraída do íntimo".
A poetisa, escritora e crítica literária Sonia Gonçalves, nesta obra poética, QUINTA ELEVADA FLORAL, delineia, burila a linguagem, estilo e o "eu-poético" numa síntese que performa a "sinergia dos sentidos", sinergia que transforma cada verso do poema em multíplices metáforas, metafísicas, exalando o perfume floral da poiésis em sin-cronia, sin-tonia, harmonia, consonância com o destino poético a que se entregou, a VOZ da arte poética, voz que envela o silêncio do Ser, voz que manifesta a fala da Alma.
QUINTA ELEVADA FLORAL é a esperança do verso floral que emana, exala o perfume da compl-etude da Arte e da Natureza.


Manoel Ferreira Neto


(#RIODEJANEIRO#, 15 DE JUNHO DE 2018)


Comentários