#AFORISMO 284/A POESIA ESTÁ GUARDADA NA ALMA DO POETA# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Trans-cend-ência e acontecimento, eis as duas dimensões do belo. Numa instância, produzindo em nós o choque da Revelação do Ser, a arte rompe o curso da vida banal, sufoca a falsa nostalgia do absoluto e des-cobre-nos o sentido religioso do finito. Noutra instância, a nossa ek-sistência, dirigida para a Verdade do Ser, experiencia a origem da história: a obra bela é sempre uma inovação, a tradução do acontecimento criador que nos confia ao Ser. Também se compreende que a linguagem poética seja o paradigma da linguagem artística, visto que ela é a linguagem originária do povo que reconduz o homem ao começo da sua história.


O belo é o Jogo da Verdade no jogo do mundo. A realização estética é uma criação, porque dá um sentido à terra, fazendo comungar o homem do acontecimento que é a irrupção da verdade. O artista também não domina o ato da criação artística; ele é sempre ultrapassado pela obra. A criação artística trans-cende o criador, vai além dele. Por esta razão, não é motivo de surpresa, quando poeta ou escritor diz não conhecer sua obra. Ao pôr a obra sob o signo da Verdade, recusa-se a concepção da arte pela arte ou a idéia duma obra que seria a expressão objetiva do gênio individual.


Respeitante ao nada e a arte do escritor, a escritora e poetisa, Ana Júlia Machado, conhecedora profunda da obra, "... verbaliza que estimar letras impõe abnegação, afinal, a literatura não auxilia para nada. De outro modo, nem tudo carece auxiliar para factos: há realidades que despendem finalidade, que duram somente para aformosear a existência, para apontar a susceptibilidade de quem não se satisfaz unicamente com aquilo que é verídico. A arte, em comum, e a literatura, em peculiar, são acções cuja dimensão habita nessa excelsa “ineficácia”. A literatura é usufruto, é submergir no deleite que os textos conseguem presentear. O deleite belo que as letras facultam convertem-nos mais concentrados àquilo que é intangível, converte–nos susceptíveis aos padecimentos do planeta.


Nas letras, achará distintos itens sobre o dom literário, e os componentes que a estabelecem, cláusulas que facultarão a qualquer ser, uma jornada para um cosmos onde só os enormes espíritos conseguem contemplar."


A obra de arte é uma produção da Verdade, por conseguinte, um des-velamento, ela é essencialmente poesia, no sentido amplo do termo. A linguagem, com efeito, tem o papel principal de libertar o Ser. Segue-se que toda a obra de arte é um caso de linguagem poética.


Duas reflexões guiam a obra de arte. No plano objetivo, a obra é diálogo entre o mundo e a terra e a aparição do Jogo da Verdade. Por conseguinte, não há regras estéticas que possam controlar ou dominar a livre expressão da beleza. Ou melhor, todas as técnicas artísticas só se justificam se são empregadas a traduzir o Jogo da Verdade. No plano subjetivo do artista, em seguida, a arte é mais a experiência de uma superação de si do que o lugar da projeção das possibilidades existenciais. Aquele que aprecia a obra bela não con-templa um espetáculo; ele está associado ao ato criador do artista e ao des-velamento histórico da verdade. Neste sentido, para nós, o crítico literário é aquele que se associa ao ato criador do poeta ou do escritor e des-vela o Jogo da Verdade, a plen-itude da Verdade.


A imagem ou a re-presentação não é o elemento essencial da obra, visto que ela é constantemente superada no Jogo do munto. O sentido da Verdade não se dissolve na geometria do desenho ou nas relações puramente formais entre as palavras.


Quando no alvorecer resplandecente a Natureza suspira, ouço os ventos que, silenciosos, despertam as vozes dos outros seres, soprando neles, de toda frincha soam altas vozes. Vozes sussurradas. Vozes cochichadas. Vozes murmuradas. Vozes altissonantes. Algazarra, barulheira.


Sentimentos outros en-viados aos horizontes pelas vias da paisagem do silvestre do campo, grama inda respingada do orvalho, neblina da madrugada, pássaros sobrevoando, trinando nas frinchas e galhos das árvores. Ao longe, águia voando serena, tranquila.


Con-sintamo-nos viajar na viagem do nada ao Vazio, con-templando a paisagem do horizonte, do uni-verso. Somos enviados ao In-finito. Deixar a viagem ser este envio por todas as vias da paisagem é a poesia dos viajantes.
O sentir poético é a mola propulsora para o poeta. Ele não se preocupa o fazer poético com a gramática do escrever, mas com o sentir na infinitude do universo, passeando sua alma nas imagens sagradas das paisagens terrenas, transcendendo o seu estado d´alma para o além do horizonte visto e sentido.


O discurso poético se encerra na paisagem:
A Neblina ora esconde, ora sopra ao “Eu poético” os caminhos nebulosos do NADA, rumo ao iNFINITO das Verdades e Incertezas do Ser; a paisagem silvestre traz o poeta à realidade do Ser e não-ser; o Vento canta a melodia que anuncia a passagem do Tempo, caminhando entre as montanhas...
A dança entre o Ver do poeta e o Sentir do “Eu poético”; entre o Ser e o Não-Ser; O Nada e o Tudo, O Finito e o Infinito; ... são os elementos em que resultam a poesia propriamente dita:
“O pensar que a-colhe a palavra, o sentir que a-colhe o in-finito - tentar redizer é poesia, pensamento originário. Relação originária entre a poesia e o pensamento, movimentando-se no Ser como dizer, o logos no sentido heraclitiano e fundamental do homem e a existência, entendida na forma de compreensão do Ser,”
O escritor descreve sobre a irremediável constatação de que Não há como existir poesia, a não ser que existam o poeta e a alma poética:
“ Assim o "eu poético" se a-nuncia, iniciando a viagem para o seu conhecimento que só acontece com o exercício da prática poética, o escrevinhar poesias em harmonia com o quotidiano das con-tingências.”
A poesia está guardada na alma do poeta e é dela (alma poética) que depende o suscitar do Belo!
O poeta é o instrumento essencial para fazer insurgir o “Eu poético” à revelação do verbo Ser.
Na busca pelo Belo poético tem de haver, então, a Katarse entre o poeta e o “Eu poético”:
“A realização estética é uma criação, porque dá um sentido à terra, fazendo comungar o homem do acontecimento que é a irrupção da verdade. O artista também não domina o ato da criação artística; ele é sempre ultrapassado pela obra”
É nessa comunhão que reside o Sagrado: O divino se manifesta no “Eu poético” e no poeta a transcender à lógica dos recursos lingüísticos dominados pelo poeta.
Daí, revela-se a Verdade! Caminhando no Nada, abstraindo o Tudo: A existência divina.


E, neste sentido da Caminhada no Nada, a artista-plástica(pintora) e poeta, Graça Fontis, reconhece a Verdade inerente à dialética da Katharsis entre o poeta e o "Eu Poético: "Onde o silêncio se faz voz numa reflexão passiva; assumindo o lugar do nada aquém do advir, transforma-se literalmente numa dialética suave à mercê do tempo que se arrasta preguiçosamente sobre mar, campos e melodias, devaneando, feito em asas sobrevoando o todo à procura de algo ainda que...um mistério dentro desse universo. ..corpo...alma...Ser?...", reflexão que acompanha o escritor na sua obra, habita-lhe a ansiedade do "silêncio puro" que revela a estética da criação.


(**RIO DE JANEIRO**, 18 DE OUTUBRO DE 2017)


Comentários

Postar um comentário