#AFORISMO 270/DIALÉCTICA DA EXISTÊNCIA DIALÉCTICA# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


A vida é frágil, é fragilidade no decorrer do tempo, e nisso está inscrita, registrada a dimensão de suas magias e belezas, nas estesias do sol que nasce à soleira da aurora, das estrelas que re-nascem e re-id-ent-ificam na solidão e silêncio da noite e madrugada o cristal da fé nos sonhos e ilusões do futuro, que morre no embornal do crepúsculo, nasce, re-nasce na sombra de raízes da vida que serão promessa de outras sorrelfas e magias, sempre em busca do bem, dos versos da felicidade, alegria, dos verbos do amor e cáritas, koinonia da contingência e transcendência, kairós das utopias da eternidade, dos olhares aos infinitos, distâncias, longitudes.


Ao perpetrar o futuro, está-se reafirmando o passado e continuando o mesmo pro-jectum de irradiação temporal do Ser. Passado e futuro são quiçá nada mais que revérberos semelhantes de uma mesma imagem. Tanto a religião quanto a ciência, tanto o místico quanto o psicanalista se acham de acordo: para Freud e Santo Agostinho, o destino da humanidade constitui um afastar-se do paraíso e um afã para reconquistá-lo.


O passado – eis o sentimento mais forte e presente – mexeu-me, remexeu-me por dentro, mudou-me os pensamentos e idéias, transformou-me os sentimentos e emoções, revolucionou-me a intuição e percepção das coisas do mundo.


O que é in-verdade
Será verdade,
O que é mortal
Será imortal,
O que é verbo
Será verso,
O que é Verso
Será Uno,
O que é vazio
Será cheio,
O que é nada
Será tudo,
O que é vida
Será morte,
O que é verdade
Será palavra


Nas estesias do sol
Que nasce
À soleira da aurora,
Que morre
Nos braços do crepúsculo,
Promessas de outras
Sorrelfas, magias;
Das utopias da eternidade
Raízes da vida
Que serão koinonia
Da contingência,
Transcendência,
Que serão kairós
Dos olhares aos infinitos,
Distâncias,
Longitudes.


(**RIO DE JANEIRO**, 14 DE OUTUBRO DE 2017)


Comentários