#AFORISMO 293/O NÚMERO SETE(7) DE FESMONE# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Discorrer numa narrativa o significado do número sete, considerado por Pitágoras, um número sagrado: a soma do número três, significando o espírito divino(Céu), somado ao número quatro, representando o mundo (Terra), não é intenção simples, pois há sem-número de interpretações não só no que tange à Cultura Ocidental, mas também à Oriental.


“O número SETE é sagrado, perfeito e poderoso”, afirmou Pitágoras, numerólogo grego. E em todas as religiões o "Sete" está presente com o seu signo, símbolo, metáfora espiritual, complexo o discernimento de quando é signo, símbolo, metáfora espiritual. O número sete é a primeira manifestação do homem espiritual. Deus se manifesta no homem! Concernente ao prisma de visão aqui re-tratado e re-presentado. Mas, no que tange à intenção in-terdita no texto é re-velação, manifestação de um dos desejos sine qua non a que per-sigo continuamente, isto é, a síntese, sin-cronia, sin-tonia, harmonia entre o desejo da "estética" da arte, da ec-sistência, e da consciência, da dialéctica entre a con-tingência e a esperança da beleza do belo. A re-velação da iluminação da síntese contingencial e espiritual, aliás sobremodo presente na obra do psicólogo Carl Jung.
A partir do simbolismo representado pelo número SETE na sua totalidade, significa a perfeição, a consciência, a intuição, intenção que são a síntese da linguística e semântica comungadas às dimensões sensíveis, a espiritualidade e vontade, remetendo o Ser a um novo ciclo do entendimento da sua própria existência, in-[vestig]-ação do ser-no-mundo, do estar-no-mundo. Uma re-novação, ansiando às descobertas de novos sentidos existenciais.


Universalmente, o número sete é o número da dinâmica e do movimento, e por isso é também a chave do Apocalipse (sete igrejas, sete estrelas, sete trombetas, sete espíritos de deus, sete trovões, sete cabeças, etc).


Ao longo do texto descrito a partir da premissa de que o número SETE rege o universo divino e terreno, busco designar um novo mito, a quem dei o nome ”FESMONE” , sete letras, expressando a transição e renovação espirituais, intencionando re-velar o profundo entendimento do EU espiritualizado. Considera-se que a fertilidade da imaginação cria, inventa mitos. Assim, preferi a criação do mito FESMONE.


A transcendência tem sido um constante - sabendo que se a "transcendência se faz continuamente, a continuidade é também a transcendência" - exercício poético, filosófico de FESMONE.


Trilhou, durante anos, a descobrir-se na transcendência, a partir do exercício da metafísica, catártico, linguístico, semântico, filosófico, estético, ético, existencial... Sua trajetória consumou-se, por ora, nessa descoberta que se insere no texto poético, filosófico, aforístico.


FONTE LUMINOSA DO TEMPLO DE FESMONE* - PARTE I, II, III


I


Sete agulhas teceram o sudário que cobre o corpo do tempo à luz do efêmero e eterno, bailando nas bordas do vento longínquo a caminho do além.
Sete chaves de ouro ilustram o soneto das dialécticas do "eu poético" e as con-ting-ências, templando as rimas de ritmos e melodias das forclusions e da felicidade plena.
Sete notas dedilhadas no violão deram origem ao cântico dos cânticos, esplendendo de ritmos as versatilidades da verdade re-vestida de verbos a con-jugarem os temas do belo, projetando de enredos e melodias do absoluto re-nascido nos interstícios do abismo habitado de vazios e solidões.
Sete ad-versos coriscos pintam no espaço celeste imagens brilhantes e cintilantes do obtuso que velam o in-audito do uni-verso.
Sete faíscas riscaram o crepúsculo de nuvens escuras, iluminando a genesis do ad-vir de estrelas e lua suspensa nos sonos de prata.
Sete cortes de pensamentos, idéias, utopias, quimeras, ideais, estilo, linguagem balançando na rede do templo de misióticas cristalinas.
Sete vidas que são lapsos, que são riscos, que são risos, que são cortes trazem o vento, trazem folhas caídas, roladas, tormento, silêncios presos nos lábios desertos.


II


Sete sombras na calçada da rua solitária e deserta delineiam a imagem líquida e etérea do ocaso refletido no entardecer numinoso do Dia de Finados.
Sete razões re-versas de origens e genesis in-versam a estética do horizonte no seu encontro com as águas do mar, com a brisa da floresta.
Sete vultos pairam, veementes, e por mais que se clame é noite, com seus inúmeros silêncios.
Sete línguas recitam em palavras a verdade dos vazios e nadas, entre-laçados nos abismos do logos e do cosmos, concebendo no tempo de sonhos e verbos o subjuntivo do amor-templo-do-paráclito.
Sete preguiças de re-criar os compassos do coração em sin-tonia, sin-cronia, harmonia com os jogos da mente, ins-crevem, pers-crevem, pres-crevem nos outdoors dos mausoléus a crass-itude dos estilos de vida.
Sete agulhas perdidas no palheiro aos linces do olhar que perscruta as frestas entre as palhas secas, que vislumbre o último brilho da luz que o raio de sol deixou às largas.
Sete corações à larga das buscas impreteríveis dos sentimentos e emoções que a alma desconhece degustam serenos o sabor dos tempos e ventos.


III


Sete maruís e beija-flores flanando próximos da janela de guilhotina, aberta, tomando o néctar da flor estendida na parede, a criança dorme serena e leve no berço, a mãe toma banho, cantando "Admirável Gado Novo".
Sete mãos re-colheram no espaço celeste nuvens brancas e com elas esculturaram a fonte luminosa do Templo de Fesmione, e com as cores vivas do arco-íris imaginaram as águas jorrando luzes ao longo dos horizontes e universos.
Sete lâminas de machados entre-cortaram em sete árvores da floresta silvestre as sete imagens da plen-itude, as sete luzes que nestas imagens incidiam re-velaram os sonhos do ser pers-pectivados de miríades numinosas do in-finito.
Sete estrofes musicalizadas de desejos ritmados de esperanças, utopias melodiadas do ser-para-o-pleno, compuseram a memória do silêncio onde toda, inteira, plena de "si-mesma" é vida, di-vers-ifica a natureza.
Sete ovelhas de pelos suaves, ternos, delicados, charmosos pastam livremente nas margens do lago dos sete cisnes silenciosos de crepúsculos.
Sete imagens lavradas no espelho da face, sete poemas lavrados na imagem da pedra, sete pedras lavradas no sofrer da face, sete tempos na questão da morte, sete sons de guitarras, cavaquinhos, violões, violoncelos, harpas, cítaras, violino na questão dos direitos à vida.
Sete degraus antes da soleira do infinito, sete passos neles antes de vis-à-vis-lumbrar no longínquo do espaço as cintilâncias da alegria e felicidade que velarão as alamedas e ruas desertas por onde os boêmios passarão recitando poemas da solidão.


(**RIO DE JANEIRO**, 19 DE OUTUBRO DE 2017)


Comentários