**TABACARIA DO ETERNO - IN "PARTITURAS DO ESPÍRITO - 01 DE MARÇO DE 2017** - PINTURA: Graça Fontis/PROSA POÉTICA: Manoel Ferreira Neto



Ao saudoso Poeta Lusitano, FERNANDO PESSOA.


Tarde,
quietas inspirações
contemplam desejos,
sussurram
longínquos silêncios
no vento sons – in-finitude de sonhos,
imagens do ser além-presença
dos sentimentos múltiplos
di-vers-ificam ad-versos versos do uno,
a alma trans-eleva fantasias
do pleno à busca do efêmero finito
do tempo a deslizar nas bordas do não-ser,
prefigurando abismos en-velados
por sombras pálidas,
árvores frondosas,
a noite que se apresenta,
efêmero-em-efêmero,
continuidade da perspectiva da vida,
seguindo trilhas,
per-correndo rastros;
sendo-em-sendo de passos
rumo às convexas performances do eterno,
a palava muda que silencia sentidos,
significados,
inter-ditos do ab-soluto,
o silêncio altissonante que muda inter-ditos do efêmero
em significados nas palavras solitárias,
a sílaba emudecida por hífens da interdição inconsciente,
o verso eivado de sons,
idílios da ipsis-palavra
que a-nuncia a plen-itude do eterno
face ao in-absoluto das travessias
contingentes
da alma sedenta do ser-em-horizontes silvestres,
nadas configurando vazios,
abismos restaurando as profundidades
de cavernas misteriosas,
habitadas de estalactites...


Ser de antemãos, revelia de silêncio em solidões segue o rio sem margens, pressa
Ser de revezes, travessia - versos que trans-cendem sentimentos, emoções. Estrada de confins aberta de além aos horizontes esparsos.


Sou composto de traços e passos. Nos traços que desenho na perspectiva do tempo de tornar sentimentos o que a alma vislumbra de desejos do sentido íntimo do ser e da vida. Nos passos que sigo, por vezes sereno, sinto a luz de alhures incidindo-se-me profundo, e as chamas da lareira de emoções são inspirações para o outro de mim se revelar, por vezes, entristecido, não consigo com-templar no horizonte distante as imagens, ainda que apenas a-nunciações, a emoldurarem verbos e sub-stantivos da sublim-itude da graça. Componho a inspiração estética do amor. Ensombrecidos cantos, recantos e auroras. Sombrios sítios, crepúsculos, cavernas. Sou lembranças de sonhos perdidos nas curvas do tempo. Sou recordações do raio de luz, do sibilo de vento, Sou memórias de instantes de prazer, momentos de dor com que apagam os raios luminosos do presente. Na noite a luz do abajur que acendo. Sou obstinação, determinação, insistência, persistência. A lenha que re-colho para colocar na lareira, cujas chamas ardentes esquentam-me do frio ad-jacente aos ossos. A chama do fogo que rasga a escuridão.
Sou composto de marcas e cicatrizes; uma face e um símbolo, um rosto e um signo, um semblante e uma metáfora, uma imagem e uma perspectiva. A poeira das ruas de minha terra-natal na sola de meu sapato, minhas mãos postas ao céu, ao que trans-cende, meu punho erguido, um murmúrio, um sussurro, um grito, um berro altissonante, uma agonia, um desespero, um desconsolo,,, Lágrimas que descem a face da contingência.


Ser de in-versões, fantasia de amor que tece a verdade de sentimentos livres à divin-idade da alma que deseja a felicidade exuberante à div-indade da vida que con-templa o ser de entrega plena aos projetos do verbo, conjugando fé e esperanças noutras realidades, verdades de sonhos a plen-ificarem estrelas de antanho, cintilando de presença o êxtase de viver, a volúpia de estar sendo
Ser de re-versões, estesia, belo de viver instantes de harmonia, sin-cronia, beleza de experienciar o coração pulsando de emoções, a alma sedenta de sensações, clímaces. Ser de avessos, sinestesia
sim de desejos puros, inocentes, sim-estesia, sim de idéias simples, humildes, verdadeiras, estesia do sim, numinando espaços, a lua olha de soslaio a distância da estrela próxima, as estrelas entre-olham a proximidade da lua a versejar brilhos, a escuridão do uni-verso versando a escravidão de homens bêbedos de boêmias à luz de ruas áridas, íngremes, de boêmios lúcidos à sombra das calçadas pectivando as pers de suas solidões, pers-ificando as pectivas de suas agonias, angústias, tristezas, mistérios e sinas. Ser de nada extasia o crepúsculo de ocasos, luzes e palavras de amanhã, o alvorecer de acasos, letras e sentidos do eterno na metafísica de ilusões perdidas, na linguística de aspirações do absoluto na teoria do conhecimento de fantasias do porvir, na antropologia das quimeras e esperanças do amanhã, a esperança desperta os homens para o crepúsculo do Ser à busca da vida contingente.
M-iríades de sons, perpassando em ondas as sendas de ventos além de verbos conjugados, utopias a-nunciam-se plenas de desejos nos interstícios da alma conceber veredas, fontes cristalinas de real-ização, o-rnamentadas de arrebiques que elevam da con-tingência o infinito do ser, Estendendo-se aos horizontes de esperanças o universo do sonho, ledos enganos a inspiração a conceberem, gerarem a luz do espírito.


A-nunciam o espírito, alma, os fraques de por baixo dos pés, o mergulho profundo no silêncio que representa con-templar, a-lumbrar, vis-lumbrar, des-lumbrar a liberdade de seguir as sendas da continuidade, perambular e vaguear pelas alamedas do continuamente, em busca de outras imagens, perspectivas, ângulos, prismas do con-tingente, trans-cendente, do espírito que no estilo e linguagem dedica as dimensões sensíveis aos sentimentos, no dito e inter-dito homenageia a magia esplendorosa, magnífica, a esperança da conjugação regencial do nome/verbo.


F-ósseis quimeras do efêmero à mercê do in-audito mistério da gênese, en-grolando de versos as palavras re-nascidas no eidos de verbos defectivos, r-efazendo de metáforas do insólito as efígies imaculadas de volúpias, êxtases, r-econstruindo o templo de metafísicas das poeiras ao longo dos caminhos, e o espaço temporal que hoje habita a alma perdida descuida estrofes i-rmanadas aos epitáfios escritos pelo tempo sobre o gozo das hipocrisias, r-elevando os escombros das mentiras seculares os interesses da magia do ser, a antiga liberdade sob o vedado sol, delineando lapsos curtos do pensamento.
Abisso - rio, em tua imagem re-fletida no espelho, agora a triste máscara vazia... Minha própria imagem: lágrimas da memória, suspiros da lembrança trazem o sabor de outrora, e nesse batismo acridoce congelo-me, resfrio-me em estiagem.


Ser de quem sou... a verdade me falta na continuidade do tempo. Eu de mim. Sou a busca da verdade, vivo crocheteando as suas estradas. Sinto-me tecendo as linhas poéticas do diamante que risca o éter de esperanças. Ser de sou, em mim o Verbo. Sou de ser, nos re-cônditos da alma a luz.
Êxtases fictícios e imaginários, volúpias de sorrelfas e fantasias solicitam de seus interstícios esperanças de ser real e verdade a querência de conhecimentos, valores, princípios, virtudes, lemas, mesmo suciedades e “ausência de caráter”, Não ter leito de flores no regaço da alma. A in-verdade, a não-verdade. Anunciam-se no horizonte longínquo a travessia de pontes partidas, a nonada de cancelas, mata-burros. No túmulo diante dos uni-versos e dos uni-verbos a passagem ao além-celestial para quem se converteu aos Evangelhos, o passamento ao aquém-infernal, para quem se entregou de alma às homilias de Mefistófeles, na virgin-idade das cristian-idades da história e da Bíblia do AMOR na plen-itude das sublim-idades do presente.
Céu sem nuvens, nu-vens sem princípios de cores dos princípios e valores eternos. O morrer de todas as desilusões, das fraquezas e fracassos, o re-colher da sensibilidade, subjetividade, virtudes e princípios, sentimentos e emoções, fantasias e ilusões, o a-colher de novos sonhos, a vida concebe outras veredas para o espetáculo de dança de todas as alegrias, felicidades, prazeres, para o cenário esplendoroso do arrasta-pés de todas as angústias, tristezas, solidões.


Sou composto de estrume e de solo íngreme. Sou rumores, sou gemidos, sou suspiros. Sou pés trilhando ruas e avenidas. Sou pernas varando o tempo, sol na cabeça, no rosto e cruz suja de terra,
Fardo colorido, destino branco e preto, sina, saga, destino sem cores e brilhos. Sou o aqui-e-agora, o que há-de vir, A hora que se apresenta e se esvaece, mas retorna com novas energias, forças.


Sou ouvidos de línguas estrangeiras, sou voz de olhares à espreita do ser e tempo, ímpeto de lábios, sorrisos à mercê das coisas hilárias, esgares de tristeza e angústia à revelia das dialéticas da vida e morte, pele, pensamentos, poros, pelos...


Sou uma espera, fantasia, ilusão. sou um movimento, sonho, utopia, um pingo de chuva, um raio de sol, uma lufada de vento, uma luz de relâmpago, brilho da lua bolinando a escuridão da noite, cintilância das estrelas seduzindo o universo, sou a mão que pinta de cores semivivas a tela de desejos,


Estratégia e artimanha, raciocínio evidente, transparente, sublinhando as dialéticas da vida e morte, poiésis do verbo e dos versos, experiências e vivências em busca do ser, espiritualidade, amor, solidariedade, paz, compassividade, caminhos a serem trilhados, percorridos, para o encontro com a vida que habita a morte, para o des-encontro com a morte, onde reside a redenção dos pecados capitais, onde reside a ressurreição.


Representações que o verbo anuncia, onde os prazeres e alegrias pelos sonhos-realidade, imagens que a poiésis do verso nas imagens distantes do horizonte, são as chuvas para poder florir as flores desabrochadas, lindas, de odores sublimes, onde criar o outro de morrer, onde fantasiar a morte da vida transcendendo todas as contingências, sendo na continuidade do ser a felicidade sentida, na vida de ser morte, onde revelar a carne da verdade.


Absurdo da finitude,
alarme do entardecer,
crepúsculo do fim de um tempo,
princípio de outro no além,
é aí que tem a raiz a razão de ser;
subjaz
na origem a consciência embaraçada,
no súbito alarme intraduzível,
inexplicável da relação com a morte,
busca surpresa que me trava
a respiração,
arrepia-me,
na iluminação ou aparição da morte
que mal me afeta,
se vivo distraído,
no mundo da lua,
que mal me diz respeito,
se a intenção é a plen-itude de todas as coisas que me habitam profundo.


(**RIO DE JANEIRO**, 04 DE MARÇO DE 2017)


Comentários