**ÁGUA DAS HORAS** - PINTURA: Graça Fontis/POEMA: Manoel Ferreira Neto


Ao meu enteado-filho Leonardo Fontis com carinho, amizade, amor.



Há-de ser assim
- como toda força do destino
livre das grades
como horizonte trans-formado
em incandescente aprendizado.
Haverá de ser
lento e árduo re-conhecer
de mim mesmo.



Ao sopro do des-conhecido
restam muitas fronteiras e idiomas
a serem convertidos na voz.
Há um túmulo sem flores,
um porto sombrio - não me sinto feliz
Por esquecer-me do tempo, das horas...
Um rastro sobre o mar
Há uma porta aberta para a noite,
para a sabedoria do sublime entardecer,
e aroma que conheço
para a aurora.



Deparo-me re-fletindo,
re-fletido em tudo, sobrevivendo
persisto em minha meta,
Se me calo
- absorvo abismo e alturas,
Deus e o Diabo
choram o meu riso
Sorriem a minha dor.



Faz bem ao destino
Re-juvenescer, prolongar a vida
Embelezar o mundo.



(**RIO DE JANEIRO**, 15 DE MARÇO DE 2017)


Comentários