**SERENA É A ILUSÃO** - Manoel Ferreira


Serena é a ilusão,
Sobre ec-sistente abismo,
Tudo são horas e outroras
Além de.
Tudo são aqui-e-agoras
Aquém de.
As re-versas veredas,
Os in-versos e avessos caminhos,
As sin-uosas trilhas,
Tudo são sons de silêncio
e de solidão.
Tudo são
Silêncios e solidões
De sentidos,
Símbolos,
Signos.

Há fogo, há chamas
de quimeras e fantasias,
do gostinho de confins
nas arribas do instante,
no esquecimento voluntário.

Serena é a ilusão,
Mal refletida na superfície lisa
De todos os espelhos,
Em multidão de imagens,
Perspectivas, ângulos,
De retinas e íris,
De arco e flecha,
Traída pelos verbos de meus
Ossos e carne,
Re-versada pelos sonhos
De minhas veias e sangue,
Pré-(s)-entindo gastar um quanto
De minhas carências e urgências:
Poderei ser rio,
poderei ser água límpida,
Poderei ser floresta silvestre,
Poderei ser verbo de sonhos,
Além de,
Poderei ser sonhos nos verbos
De meu ser
Atrás todos os desvarios
E devaneios,
Atrás ruas, alamedas,
Becos e avenidas,
Poderei ser abismos e crateras,
Poderei ser as asas das palavras,
Poderei ser o espírito de minhas imaginações
Em sinuosas trilhas,
Em tortuosas veredas,
Poderei ser,
Ouvir-me ser atrás de mim,
Ver-me sendo na
Imagem re-fletida de soslaio,
No espelho de milhares
De verdades e in-verdades,
Sublimes são as palavras,
Poderei ouvir-me sendo
No canto dos pintassilgos,
Dos chapinhas.

Serena é a ilusão,
Ilusão de saber,
De con-templar
No longínquo do sertão,
Os campos abertos ao infinito,
De conhecer os segredos,
Mágias das palavras,
De sentidos,
Signos.

Rios nascem,
Serena é a ilusão,
Toda a vida re-nasce, resplandece,
Dou, ao mar, às águas,
A alma sentida de todos os versos
E re-versos,
Os sentimentos de antanho.
Serena é a ilusão,
As esperanças do que há-de vir,
Há-de ser,
No severo exercício de traçar
Em linhas,
Os horizontes das palavras,
Os sentidos do coração,
O sensível da alma,
No espírito de outros momentos,
De novos amores,
De nova fé e esperanças,
Os vôos rasantes de meus olhos e asas
por todos
Os uni-versos.

Manoel Ferreira Neto.

(21 de abril de 2016)

Comentários