RECITANDO O VERSO "SONHOS SÃO POSSÍVEIS NOS BRAÇOS DA ESPERANÇA", DA POETISA E ESCRITORA, CRÍTICA LITERÁRIA RITA HELENA NEVES. - Manoel Ferreira


Braços a-colhem com ternura, carinho. Braços aconchegam ao peito com amor, entrega. Nos braços do ente amado, encontra-se segurança, apoio, encontra-se o gesto do prazer de ser amado.
Pode-se imaginar, inspirar inúmeros modos de dizer sobre "braços", em todas as linguagens e estilos pouco ainda terá sido sensibilizado com o espírito a respeito do que eles significam, o que podem despertar no coração.
Dos poetas é que se espera aquela frase-verso sobre as coisas da vida, coisas que extasiam, fazem lágrimas vertidas, não sendo esquecidas, sempre pedra de toque num instante, num momento, a roda-viva gira e outra face, face que emite alegria, prazer, contentamento no espelho do tempo e do ser. Do poeta espera-se o verso-frase do espírito do ser, das esperanças e dos sonhos.
Não havia ouvido, não havia lido nada mais emocionante, deixando-me extasiado, con-templando a manhã, o infinito à distância, que um verso do Poema ESPERANÇA, da poetisa e escritora Rita Helena Neves, sobre o que são os braços. A poetisa, no instante de sua criação, fora abraçada, os braços a entre-laçaram para dizer o mais profundo e intersticial de sua alma: "Sonhos são possíveis nos braços da Esperança". Nos braços da Esperança, sente-se o pulsar dos verbos do ser, sente-se o a-núncio no horizonte da felicidade, sente-se a re-velação no infinito do amor, sente-se presente no íntimo a vida recitando o soneto do eterno. O sonho precisa profundo da Esperança para realizar desejos, vontades, utopias. Nos braços da Esperança, acolhidos, seguros, nada há que diga "não" ao verbo do ser tornar carne da felicidade.
E sente-se no poema da poetisa Rita Helena Neves não se tratar apenas de verso. A Esperança é a poetisa mesma, que deseja sempre o Amor, a Felicidade aos homens, os braços são a sua obra poética onde todos podem encontrá-los sempe abertos para receber todos os sonhos.
Aplausos, poetisa Rita Helena Neves!!!



Manoel Ferreira Neto.
20 de abril de 2016)



ESPERANÇA



Esperança ...velha amiga. Companheira da eternidade
Não há como viver sem ela.... Ainda que seja pouca
Tem de estar dentro de nós. Alimento para a boca
Anima para a voz. Alicerce da verdade
Mesmo que tenhamos outros bons sentimentos,
Sem a Esperança seriam mortos
Ela é a força maior contra os ventos
O amanhã em nossos portos
Ah! Não fosse a Esperança, o que seria de nós?
Meros andarilhos a caminhar sem rumo,
Sem prumo, sem turno, sem voz
Perdidos no tempo e no espaço...
Por trajetos taciturnos
Esperança é pura fé! Fé a gente não explica.
A gente tem e pronto. Pois torna nossa alma rica
Nos aconchega e nos traz a crença de que Deus existe
Na fonte, no rio e na foz
Porque está dentro e não fora de nós.
Sonhos são possíveis nos braços da Esperança
Então.... Sonhemos, sonhemos, sonhemos...
Porque essa dama criança
Na gana de realizar, aquilo que o céu alcança
Há de os sonhos acalentar
E em sempre nos transformar



Rita Helena Neves


Comentários