SONS DA LÍNGUA QUE ACENDEM AS ACHAS DA LAREIRA GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@

 

Não quero chave de ouro,
Ao estilo de Sonetos, o último verso,
Abrindo a porta da inspiração
Para entrar no reino da vida de ilusões,
Fantasias, imaginações férteis,
Não quero fechadura na gaveta
De minhas quimeras inconscientes, psíquicas,
Interditando os caminhos de meu destino,
São elas ideais e sonhos
A florarem na flora do deserto,
Do bosque, da floresta de segredos, enigmas.
@@@
Não quero véus cobrindo
O Vazio de Mim,
Quero o Vazio a imiscuir-me,
Ser nele que empreendo o vôo
Por todos os espaços, infinitos ou não,
Horizontes, universos inacessíveis ou invisíveis,
À busca de intuir o Verbo da Língua
Que desvenda e traduz as visões
Do eterno, além das contingências,
Quero-me vazio voando,
Quero que o vazio me faça de asas e penas,
Ser nós e ases de sonhos,
Só para estar compondo versos
Que me desnudam a alma
De desejos, vontades da plenitude
De existir a luz
Que ilumina as vias da liberdade,
Cáritas do Amor;
De haver os sons da língua
Que acendem as achas da lareira
De lingüísticas do efêmero seduzindo
O perene a destituir-se das metafísicas
Do divino, ser terreno palmilhando as sendas do vale.
@@@
Não quero intervalos neste vôo
Que interditem as volúpias das
Utopias do conhecimento, do saber e sabedoria,
Porta para tudo,
Ponte para todas as travessias,
Estrada para todos os rios sem margens,
Para todos os mares, em cujas orlas
As aves alimentam-se de seus frutos,
O sujeito e o verbo das orações
Que rogam pela fé, esperança do Ser,
Ativo e passivo das atitudes e ações
Que definem o saldo das querências
Da consciência-estética.
@@@
Quero viver em liberdade
Nas asas do vazio, nas penas do múltiplo,
Quero ter gestos completos
Fora de meu corpo,
Quero deslizar na vidraça da janela de meu coração
Como os pingos da chuva o fazem,
Os versos cordiais que componho
Estourem de viver no bico
Da águia que atravessa
As constelações atrás da lua, das estrelas.
@@@
Vazio:
Inspiração, intensidade,
Intuição, intenções,
Percepção do completo, do múltiplo...
RIO DE JANEIRO(RJ), 29 DE JANEIRO DE 2021, 12: 50 p.m.

 

Comentários