PENSANDO A LOUCURA DO PENSAMENTO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Que penso eu do mundo?

Penso alguma coisa

Que valeria a pena escrever, dizer?

Penso algo de suma importância

Dizê-lo chamaria a atenção,

Daria rédeas à reflexão?

Não me é sabido o que penso,

Não me fora dada a dádiva de sabê-lo,

Tanto melhor:

Não tenho de espremer os miolos

Para tecer o pensamento;

Aliás, se tivesse um enfarto,

Após ficar no CTI por alguns dias,

Restabelecer-me,

Aí sim iria pensar nisso:

Saber o que penso do mundo.

@@@

Que idéia tenho eu das coisas?

Não me refiro às do mundo,

Simplesmente as coisas,

O caixote de lixo, o cadeado da janela...

Que ponto de vista tenho

Das paixões da alma, da liberdade,

Da inveja, do ciúme, do prazer?

E sobre a criação da natureza,

Se criar a raça humana

Delongou mais tempo

Que criar os animais, os mares...?

Digo num só termo para não restarem dúvidas:

Não sei de nada.

Para mim, pensar nestas coisas

É simplesmente nada ter para fazer,

Nada ter para fazer é abrir

A porta da tenda para o diabo divertir-se,

Pintar o sete,

E abrir a veneziana da janela,

Minha janela tem a penas cortinas,

As penas não as movem.

@@@

O enigma da verdade...

Irra, o que é isto – enigma?

Urra, existe a verdade?

O único enigma da verdade

É haver quem pense na verdade do enigma;

Quem está sentindo calor de quarenta graus

Não sabe que a sombra é paliativo,

Não pensa em nada

Porque a luz do sol que cria o calor

Tem mais valor que os pensamentos

De todos os filósofos, de todos os poetas,

De todos os teólogos e cientistas.

@@@

O único sentido

De não saber o que penso do mundo

É não ter metafísica

Que teça o mundo depois do pensamento,

Que pinte o mundo

Com as cores do pensamento;

É como pensar as razões do mundo

Sem razões para pensar,

As razões do pensamento

Sem haver o pensamento que pensa...

@@@

Não posso compreender quem pensa

Pensar o pensamento do mundo,

Quem pensa o mundo

Ter pensamento para pensar,

Não posso entender

Isso de eu querer saber

O que penso do mundo.

RIO DE JANEIRO(RJ), 27 DE JANEIRO DE 2021, 14:13 p.m.

 


Comentários