ENQUANTO TARDAM O VAZIO E O SILÊNCIO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Não mesmo.

Não desejo, não tenho vontade,

Nada quero.

Não tenho ninguém.

Ter alguém não é o mesmo

Que partilhar a vida com alguém.

Partilho-a com a companheira.

Não tenho parentes neste mundo:

O que sou hoje é terem vendido a casa,

Haverem todos morrido

Estar eu sobrevivente a mim-próprio,

Palito de “fósforo frio”,

Só eu e eu próprio.

@@@

Não me venham com explicações,

Conclusões psicanalíticas, psicológicas.

Disse-o eminente terapeuta:

“Você convive e muito bem

Com o que fez de si,

Diante do mundo,

As escolhas de ser quem é:

A veras postura é a vida, viver.

Resta equilibrar o que os paradoxos

Desequilibraram à cata da estética”

@@@

Abaixo a moral,

Quedem as metafísicas, as estéticas,

Que contribuições me trazem?

Sou a uva que, olhando a outra uva, amadurece.

Amadureci vendo o caos do mundo,

Vendo a desintegração dos princípios humanos.

@@@

Só eu posso compreender-me,

Só eu posso fazer-me,

Sou um pensador,

Mas penso só dentro do pensamento que me pensa,

Fora disso, sou inverso, reverso, atravessado,

Lego-me o direito de sê-lo.

Eis a origem, se o porvindouro

Não corresponder com o que projectei,

Que importância tem?

Pensei, fui pensado:

Pensei o “eu só” de mim,

O “eu só” de mim pensou o meu “ser-só”.

@@@

Não me importunem

Com o interagir com os homens,

Isto de interação é para quem acredita

Partilhar a solidão preenche as ausências do ser.

O pastor que conduz este rebanho se chama “Fuga”,

Ser só, para mim, se chama “Coragem”

De ver minha própria imagem refletida no espelho.

@@@

Quiseram-me à imagem e semelhança

Dos princípios que sustentam

As estruturas das coisas do mundo,

Fosse feito por elas, desfrutasse as glórias.

Quiseram-me o contrário

De reverso, inverso, atravessado,

Vão para o diabo sem mim,

Quero ser sozinho,

Enquanto tardam

O Vazio e o Silêncio,

Quero estar sozinho.

Fui claro ou terei que desenhar?

Pintar não posso, não sabedoria com que cores,

Não sabedoria contracenar a luz e a contra-luz.

RIO DE JANEIRO(RJ), 31 DE JANEIRO DE 2021, 08:05 a.m.

  

 


Comentários