CAPÍTULO XI – PERVERSAS FILHAS DA RAZÃO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: NOVELA @@@


Tagarelo neste tal-aqui-agora sobre os homens que se vangloriam, aplaudem-se com fervor de trazerem o meu nome, eu sei que, após o enlace conjugal, presentearam as mulheres com brilhantes falsos, comprados em barracas de camelô. Sendo eles risíveis tratantes, persuadiram as mulheres de que as pedras eram preciosas, tendo-lhes custado os olhos da cara. Nada faltava aos prazeres das Girulikas – mulheres tolas perfeitamente susceptíveis a enganos e tramóias. Amavam enfeitar-se com aqueles pedaços de vidro e não se cansavam de admirá-los, satisfeitas e bailantíssimas de possuírem o imaginário tesouro, indo desfilarem nos shopping centers mais luxuosos para mostrarem os brilhantes, como se fossem reais. Ao mesmo tempo, os maridos pouparam despesa apreciável e estavam contentes por enganarem as mulheres, que lhes eram gratas do mesmo estilo e modo por que o teria feito se lhes houvessem presenteado magnânimos presentes. Não merecem, oh senhores, ser incluídos na mesma categoria da caverna de Platão, ao verem os atoleimados, as sombras e aparências de todas as coisas, vislumbram-nas, admiram-nas e nada mais procuram, nada mais desejam?

@@@

Quero louvar-me, a partir desse tripúdio dos homens, presenteando as suas Girulikas com tesouros falsos. Entre os inumeráveis méritos que os poetas atribuem a Baco o que se mantém e é efetivamente o primeiro é o que consiste em tirar e dissipar o ânimo dos mortais as aflições, as inquietações e as tristezas, perversas filhas da razão; eu não coloco no ânimo dos mortais as alegrias mentirosas, os contentamentos hipócritas, fazendo-lhes acreditar ser a loucura ampla e maravilhosa, a que lhe legaria o sorriso dos prazeres, isto porque, após algumas horas de sono, voltariam as inquietações e tristezas, a mágoa de haverem sido objetos de tramóia. Embriago os homens, mas também lhes tiro a razão. Minha embriaguês é muito diferente da de Baco: encho a alma de alegria, de trafulha e de delícias, duram até a consumação da vida, não custa dinheiro e não remorsos.

@@@

Deveriam ser-me todos os homens particularmente gratos por não consentir que haja entre eles algum que não sinta de modo ardente os efeitos de minha beneficência. Nenhuma das outras divindades repartem igualmente, entre os mortais, as suas dádivas, os seus louvores. Não cresce por todos os cantos e recantos aquele vinho gostoso e generoso que afasta os conflitos, traumas importunos e enche até o ânimo mais saudoso de coragem e esperança.

@@@

Oh, distintos senhores, concedeis-me com toda a vossa gentileza a alegria de saber, ter a consciência de que sou a única deusa que cumula de obséquios todo o gênero humano, a minha generosidade não é manchada por interesse algum, não convenço ninguém para sentir-me agradecida, não dou presentes falsos, não exijo nem votos nem ofertas, minha divindade não  se ofende nem ordena vítimas de expiação.

RIO DE JANEIRO(RJ), 16 DE JANEIRO DE 2021, 10:54 a.m .       

 


Comentários