DONS E TALENTOS SINGULARES GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@


De silenciar o pensamento...

A realidade não precisa de quem a pense

Hegel é louco, desvairado, dizendo:

“Todo racional e real e todo real é racional”

Concedo ao pensamento a liberdade

De criar-se sozinho,

Dizer a existência

Com os seus dons e talentos singulares,

Por que tenho eu de interferir na sua jornada?

Aprecio tudo ser real, tudo estar certo

As ondas marítimas dirigem-se à orla,

No crepúsculo o sol esconde-se de por trás da montanha

Isto é real, está certo.

São minhas as perquirições profusas,

As carências de saber, sabedoria

As ausências, falhas do ser,

Não é de sua responsabilidade tecer as respostas,

Convencer-me de que não há equívocos,

Persuadir-me de que ele é a cada momento

A eterna novidade do mundo...

@@@

Por que sou portador de sentidos

Silenciei o pensamento

Vou colhendo os frutos que nasceram

Das sementes que plantei,

Com toda acuidade,  carinho, dedicação,

Sem pensar, sem perquirir

Que processos acontecem debaixo da terra

Para se abrirem, romperam a terra,

Saírem à luz do dia, crescerem

Como o broto da rosa surgiria.

@@@

O que me vinha ao pensamento

E no coração me doía sobremaneira,

Porque falhava, aquando desejava

A realidade do mundo e como a sentia eu...

Cantavam alto os pintassilgos

Pousados na galha do limoeiro,

Nada havia o que lhes causasse dor, sofrimento

Por trinarem o canto,

Ao contrário, sentiam-se felizes,

Sentiam-se alegres por eles e a natureza

Serem em uníssono,

Sentia-me eu angustiado, sentia náusea

Por a realidade do mundo não corresponder

Com o que o pensamento artificiou

Através de investigações, avaliações...

@@@

O que sentia, sem pensar

Os pintassilgos cantavam,

Por instante sentia

A vocação mais secreta habitava-me

Espalhara-se no bosque próximo

À orla marítima,

A vocação de sentir a vida,

Entregar os sentimentos, emoções, sensações

Aos pintassilgos para a trinar livres,

Espiritualizá-la, dar-lhe energias,

Os sentidos da vida é que tem sentidos

Na vida dos sentidos,

No movimento da vida

Os sentidos tecem paixões,

Sentimentos, sensações, emoções,

A vida são apenas sentidos

E sentindo os sentidos

Concebe sonhos, esperanças, utopias,

Gera prazeres, alegrias, felicidade,

Dá a luz ao Ser...

RIO DE JANEIRO(RJ), 27 DE JANEIRO DE 2021, 06:19        

 


Comentários