ATENAS ATÉIA GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Noite solitária.

Nem a solidão mais real e verdadeira

Convidar-me-ia para um passeio.

Avistei ao longe

Uma cidade construída no fundo

De um abismo.

Fui em direção à cidade

Cujo nome era Atenas Atéia,

Noite serena, suave

Ventinho fresco.

@@@

Próximo, bem próximo,

Ouvi de dentro da cidade

Passos dos pés da felicidade,

Risada da boca do prazer,

Barulho alto de muitos aplausos,

Bati no portão de Atenas Atéia,

O porteiro abriu para mim.

“Seja benvindo!...”

Agradeci, apertando-lhe a mão esquerda

Com a minha direita.

@@@

Vi uma casa que era de espelhos,

Tinha um lindíssimo jardim à porta,

Em cujos canteiros havia plantação

De rosas de todas as cores.

Entrei na casa, a minha imagem

Era refletida nos espelhos dos corredores

Por onde passava.

Vi, deitado num sofá azul,

Cor da água do mar,

Jovem cujo cabelo

Era coroado com rosas lilases,

Lábios sujos de vinho,

Fui de por trás dele,

Tocando-lhe o ombro direito

Com a minha mão esquerda,

Perguntando-lhe:

“Por que você vive numa casa de espelhos,

Numa cidade chamada Atenas Atéia?”

Respondeu-me, sorrindo:

“Mas um dia vivi

Numa gruta no alto da montanha.

De que outra forma devo viver?

Aqui degusto o vinho da videira

Regada pela água do chafariz,

Olhando minha imagem no espelho,

Rindo à beça do ateísmo de Atenas.”

@@@

Despedi-me do jovem.

Fui de novo para a rua.

Vi alguém cujo rosto e vestes

Eram pintados ao estilo psicodélico,

Cujos pés eram calçados com sandálias

À moda dos imperadores romanos.

Atrás deste alguém,

Devagar como um caçador prestes

A pegar a presa,

Um jovem que usava um manto,

Os olhos estavam brilhantes de tanta luxúria.

Aproximei-me perguntando-lhe:

“Por que você olha

Para a casa de espelhos,

E de tal maneira,

Quando pode admirar

A procissão de São Jorge

Com todo o seu esplendor?”

Nada respondeu-me. Saiu, adentrando-se na procissão.

@@@

O dia já estava nascendo,

Voltei à entrada da cidade,

Retornaria à minha residência.

O porteiro abriu o portão,

Dizendo-me:

“Volte sempre”

RIO DE JANEIRO(RJ), 31 DE JANEIRO DE 2021, 22:31 p.m.  

 


Comentários