FORNALHA DE DECRÉPITOS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA ###


Há coisas que carecem de muita habilidade para a descrição, narração com primor, as intenções precisas, as críticas inestimáveis, acompanhadas de cinismo, ironia e sarcasmo, e mesmo assim sempre deixam a desejar, faltam-lhes muito para a excelência da obra.

###

Encontrava-me pela manhã sentado na escadaria da varanda fumando e ouvindo o canto das cigarras, quando alguém chamou por meu nome. Levantei-me, dei cinco passos e abri o portão. Rapaz barbudo, bermudão jeans rasgado, entregou-me um envelope selado, como mandam os convites de eventos sociais. Haveria um encontro dos decrépitos no Clube dos Renegados de Ituquiri - clube dos "Almofadinhas", contavam com a minha inestimável presença. Olhei o rapaz de lince, estava ele com os olhos esbugalhados como se houvesse arrancado de mim o que pensara sobre o convite. Antigamente, antes dos tempos de Zagaia e do Onça "Decrépitos" eram aquelas pessoas de idade avançada, fazendo hora extra no mundo, em cadeira de rodas. O que eu com cinquenta anos, curtindo saúde, iria fazer num lugar numa reunião dessa? O rapaz não saberia explicar-me. Disse-me apenas que o grande fogão com forno grande estaria aceso, o que era comum em qualquer ocasião especial deste clube. "Diga ao Porfírio(o presidente), rapaz, que estarei presente, mas não em traje de grife. Tenho urticária de ternos chiques. Irei de bermudão, camisa Polo, tênis." O rapaz se foi. Fechei o portão, voltei a ouvir o canto das cigarras. Lembrei-me de uma história. Porfírio, além de Presidente do Clube dos Almofadinhas, era vereador. Cismou em investigar as contas do Prefeito Balsamão, este lhe respondeu na cara: "Ninguém mete o bico nas minhas contas". Sei que a coisa causou polêmica daquelas, os dois são inimigos capitais. Resultado final: as contas da Prefeitura não foram investigadas por Porfírio. Durante três dias espremi os miolos à cata de um significado diferente para o termo "descrépito", paradigmas são mudados a deus-dará, conforme as situações e os interesses. Nada consegui. Só indo ao evento para confirmar as coisas.

###

O evento consistia de discursos dos presentes sobre os seus pensamentos e ideias decrépitos, auto-análise pública. Compreensível, pois que o nível de idade não ultrapassava os 60 anos. A nata grossa da sociedade: advogados, diretor de faculdade, gerente de banco, professores... Nem Onassis se ostentaria tanto com um terno de grife. E as achas da fornalha crepitam: a cada discurso, como nos trens, alimentavam-lhes para ficar mais ardente.

####

Primeiro Discurso do Diretora da Faculdade de Ciências Humanas:

"As propriedades da decrepitude servem de remédio contra todos os desregramentos psíquicos e racionais. Aqueles que são decrépitos dessa forma são naturalmente levados a fazer grandes coisas, construir inestimáveis níveis de cultura universal e humana e no entanto, a nada empreenderem daquilo de que não se sentem capazes, eficientes.

###

Uma vez que nada estimam como mais elevado nível do que rechaçar, refutar a busca do Ser e desprezar os interesses do homem, por este motivo são corteses, afáveis, solícitos para com quem quer que seja, até mesmo com os mendigos de ruas.

###

Com isso, são inteiramente senhores de suas personalidades, caráter, dignidade honra, são senhores probos, particularmente de seus desejos, do ciúme e da inveja. São senhores também do ódio para com os homens, porque os estimam a todos. Também do medo, porque a confiança que depositam na própria virtude os tranquiliza. Enfim, também da cólera, porque, apreciando as novas descobertas da Ciência e das Artes, a decrepitude concede inomináveis vantagens a ponto de esvaziar as mentes de sonhos e utopias."

###

Heil, Hitler!.... Heil, Hitler!... Heil, Hitler! Aclamações fervorosas, aplausos, gritos altissonantes e braços direitos levantados ao teto do Clube dos Alfmofadinhas(Clube dos Renegados). O que era inusitado, pois os ituquirenses não batem palma para ninguém, para coisa alguma, alguns nem para si próprios. Meus olhos caíram no chão. Tive de me curvar para apanhá-los e colocá-los nas órbitas às cegas.

###

Não pude me conter de tanto riso com este discurso, que festival de asnadas. Tanto não pude que molhei a bermuda de xixi, a mancha era bem visível, problema seria, aquando terminasse o evento, fosse embora. Houve outros ainda mais picantes, que identificavam com primor o nível da população de Ituquiri.

###

Os orgulhos, vaidades, sentimentos de poder estavam exacerbados, fiquei na expectativa de que iriam levantar voo. Não arregalei os olhos, não escancarei a boca, não pus a língua de fora, somente risos. Que evento esplendoroso, magnífico, supimpa! Digno de um vídeo e postado na Internet, aos olhos do Mundo Inteiro!

###

Ao final, após três horas e meia de Discursos dos Pensamentos e Ideias Decrépitos, ouvi me chamarem para o Discurso Final. De minha mesa, só eu habitando-a, respondi que não, não tinha nenhum pensamento e ideia decrépitos para apresentar, eu era tão simplesmente um indivíduo vazio de tudo. Começaram as ofensas, as humilhações, discriminações e preconceitos contra mim. Nem sei como não se atiraram todos em cima de mim e me trucidassem. Deixei que vomitassem tudo, esvaziassem as entranhas, e não fiquei de cabeça baixa, erguida e irreverente. Não fui convidado para discursar como um Decrépito, fui-o como um participante. As línguas repousaram na boca, terminou o evento, foram saindo todos empertigados de vaidade, orgulho. Ali começava uma nova era, novo tempo, nova geração. Permaneci sentado, havia ligado para o meu secretário de assuntos aleatórios, pedindo-lhe que me levasse uma bermuda, a que usava estava toda molhada de xixi, o que não demorou acontecer.

###

#RIO DE JANEIRO(RJ), 05 DE JANEIRO DE 2020, 07:46 a.m#

 

 


Comentários