O PEITO ACENDE-ME ATÉ À RAIZ GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


                     À esposa e companheira das artes, Graça Fontis

@@@             

Agora sinto-me feliz, alegre, iluminado,

A inspiração brotou nítida, lúcida, lívida,

Re-versando vias in-versas de sentimentos puros,

Trans-versando caminhos de pensamentos solitários.

O mundo pretérito e presente

Sussurra-me devaneios aderidos a sonhos

Alucinantes de ventanias ,

Murmura-me em sentires versais

Idílios do tempo abraçando o Ser

De desejos do eterno osculando

As dimensões almáticas do efêmero.

Aqui sigo eu os conselhos de contemplar

Ao longe a paisagem infinita do deserto,

Folheio as obras eruditas dos velhos

Admirados com a vida pulsando

No interior das esperanças solenes

Da redenção das contingências,

Encontro sorridente da imortal felicidade,

Cada dia com nova paixão,

Cada momento mais entregue às quimeras.

Mas, noites, madrugadas fora,

O amor, o ser feliz mantem-me

Na ocupação de tecer-lhes

As estrofes veras do saber e sabedoria,

Se apenas meio instruo-me,

Dobradas as venturas das paixões,

Multiplicadas são as minhas aspirações,

Acaso não é instruir-me

Quando as revelações poéticas

Do sublime formam as visões

Abismáticas da alma:

Nas  águas das fontes a intuição dos prazeres

E o sorriso da alegria inestimável

Mostra-se na mão que compõe sua beleza?

Compreendo então o bem que resplandece

No horizonte longínquo,

Penso e comparo o que é hoje o Ser-livre,

O que fora ontem o perquirir do vir-a-ser,

O que será amanhã a liberdade do ser,

O ser a vir seio e coração do espírito.

Vejo com olhar tacteante as formas do universo,

Tateio com os dedos que vêem os ritmos

Do vento a perpassarem por entre bosques

As árvores, balançando-lhes

As folhas úmidas do orvalho noctívago.

Se a amada furta-me alguns instantes

Do dia, em recompensa-me doa-me

As quimeras versificadas de emoções plenas

Nem sempre trocamos palavras,

Compomos e desenhamos a imagem

De nossos mais profusos anseios,

Se o sono a assalta, fico deitado

A pensar-sentir muitas coisas

O peito acende-me até à raiz,

O amor atiça a candeia.

RIO DE JANEIRO(RJ), 24 DE JANEIRO DE 2020, 10:39 a.m.      

 

 

 


Comentários