ANTRO DE PERNÓSTICOS GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA ####


Peço-me lactus sensus a data venia de tratar do tema "antro de pernósticos" por me haver prometido de pés juntos, mãos postas não mais me envolver com estas coisas; contudo, a admiração pelo sarcasmo, cinismo, ironia, características sine qua non satíricas, é tão imensa, concede-me tantos prazeres que não concebo algo a preencher sua ausência. As circunstâncias bailam na mente solitárias por identificação, os instintos clamam por ácidos críticos destilados com primor. Se não o faço, a mente se transforma num vulcão em erupção, o medo da loucura de imediato se mostra efetivo.

###

Não seria ousado em sair satirizando Deus e o Capeta em conversas por todos os cantos e recantos. Aliás, não sou adepto de bate papo, acaba-se sempre por dizer asnice, a consequência ser o rótulo notório e público de "imbecil" ou pastel, o que na gíria significa "indivíduo sem conteúdo; só capa." Não se trata de orgulho, apenas cuidado com a imagem. Antes um pássaro na mão do que dois voando. Então, sarrabisco no papel o que me vem de sarcasmo, a mente não se entupigaita de coisas, sinto prazeres íntimos.

###

Assim, estimo haver-me persuadido a tecer uma cosita satírica sobre um "antro de pernósticos" a que fiquei conhecendo, cujos membros foram por mim cognominados de "OS QUATRO FABULOSOS": bancário, professor de matemática, dois contadores aposentados. Eram mais virtuosos que todos os mais virtuosos homens da história da humanidade. Só Deus sabendo dos bastidores de suas condutas e posturas, verdadeiros degenerados.

###

Encontros diários de aposentados em porta de cinema são inusitados, comuns são em praça pública. De nove e meia às onze e meia da manhã lá estavam "Os quatro fabulosos" na porta do Cine Ribamar matraqueando a língua, sem risos, gargalhadas, algazarras, indivíduos sérios, seriíssimos. Os assuntos entre eles deveriam ser de algo nível: Pitágoras e Isaac Newton perto deles eram garotos de recados.

####

Em sala de aula, o Professor de Matemática cometeu erro russo num problema de Trigonometria, confundiu seno com cotangente: "Está errado, Professor, isto aí é seno e não cotangente." A casa caiu, considerado o grande professor, o gênio da época, outra coisa não resultou senão ser perseguido pelo resto do ano, odiar-me para sempre. O bancário, devido a uma gozação dirigida a mim na boca do caixa do Banco das Hipótecas, inda criança, quando fui fazer um depósito para amigo da família, mandando-lhe comer capim, odiou-me sempre.

####

Por várias vezes, pela manhã, passei por eles na porta do Cine Ribamar, de cabeça baixa, qualquer olhar poderia suscitar desprezo ou ironia, sendo agredido fisicamente ou mesmo levar um tiro.

####

Certa vez, estive em pé à porta de loja de armarinhos no prédio do cinema, enquanto esperava amiga fazer suas compras, olhando os transeuntes passarem, ouvindo a conversa do professor, fiz tudo que pude para não perceberem que ouvia, só estavam ele e o bancário, os contadores ausentes:

"A redenção da raça humana está no rumo mais que certo; tudo se evangeliza, tudo se cristianiza, tudo se plebeíza, tudo se corolariza a olhos vistos. O progresso deste envenamento pelo corpo inteiro da humanidade; pode ocorrer até mesmo que seu tempo e sua marcha se tornem mais lentos, mais sutis, mais inauditos, mais ponderados..." - falava pausadamente, dando ênfase a cada palavra, isto para mostrar o grau elevado de sua inteligência e racionalidade. A vontade era de cair na gargalhada, mas não seria louco.

###

Dias após, subindo a avenida, lembrava-me da conversa ouvida, dei um riso, até me esquecendo de estar bem próximo à porta do cinema. O Professor dirigiu-se a mim, perguntando-me de que estava rindo, se dele, o que respondi: "Rir, senhor, é livre, mesmo que sozinho seja loucura. Nunca o vi mais gordo ou mais magro, nem sei quem o senhor é. Passar bem..." Ao invés de continuar subindo a avenida, o objetivo era comprar remédio numa farmácia distante quatro quarteirões, atravessei a rua, pensando comigo: "Poderia ter levado um tiro com a resposta. Preciso ter papa na língua..." Jamais passei à porta do cinema novamente naquele horário.

#RIO DE JANEIRO(RJ) 06 DE JANEIRO DE 2020, 13:36 a.m.#

 

 


Comentários