SER ALGUÉM É MENOS QUE SER NADA GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Esperam-me dizer que estirpe de homem sou. Estirpe é o termo adequado, mesmo havendo espanto, susto, surpresa, é um termo depreciativo. Esclarecendo-o como se deve, nos devidos conformes, não haverá modo de dizerem denigro-me, rechaço-me, deveria ser compassivo comigo.

@@@

O nome que está registrado na Certidão de Nascimento importância alguma tem. Fora um nome escolhido para mim, não sou esta escolha que fizeram. Mas para satisfazer as vontades, o nome ajuda sobremodo, chamo-me Ninguém. Assim podem dizer: “Você viu o que Ninguém disse?”

@@@

Devo falar de quê? Personalidade? Caráter? Creio do caráter ser melhor. A índole de minh´alma é de inquietação, dúvidas e relutâncias. Nada é ou pode ser verdade, nada possui valores incontestes, os homens nada são senão hipocrisias e farsas, humanismo são verborréias e falácias.

@@@

A mim não me interessam

Os espíritos dignos nem os maus de honra,

Fico com aqueles que nada fazem de mim,

Tragam-me angústias, dúvidas, náuseas

E suportem o que há de pior em mim,

Não possuir valores inestimáveis e eternos.

Quero o meu real:

Fazer da realidade fonte de desprezo,

Fazer do princípio humano

“A solidão é ausência do outro”

Raiz e origem de escárnio,

Quero-me de alma lavada

Das mediocridades, mesquinharias,

Viro a cara aos sorrisos de amizade fútil,

Choros piedosos por me virem

Sorumbático, instrospectivo, circunspecto,

É a minha tonalidade inquietante

Com que partilho as ilusões imbecis e estéreis.

@@@

Enlouquece-me a idéia de que os homens

Possam ser todos felizes um dia,

De que se encontre antídoto ou vacina

Para os males da sociedade,

Não afirmo o hoje ser um sonho,

Amanhã ser uma esperança,

A síntese de hoje e amanhã

Ser a utopia do sublime,

Sou muito menos que hoje e amanhã,

Sou louco

A minha loucura consiste em

Reconstruir-me sem ideais,

Ser ninguém num mundo em que

Todos são alguém, todos tem ética que defendem

A unhas e dentes,

Todos tem moral que sustentam a todo preço,

Quando Narciso morreu o lago de seu prazer mudou de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas...

Ser alguém é menos que ser nada.

RIO DE JANEIRO(RJ), 31 DE JANEIRO DE 2021, 14:59 a.m.

 


Comentários