NÃO TINHA QUE SER GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Se eu morrer

Aos sete e cinco anos,

Prestai-vos bastante atenção

Ao que vou dizer com toda empáfia:

Não fui homem que desejei

Nesta idade morrer

Simplesmente para consolidar o desejo,

Dizer que decidi a idade de meu desenlace,

Determinei quando me desligar da matéria,

Tinha o poder de isto fazer,

Mas

Morrer nesta idade

Significa o tempo haver sido

Suficiente para sentir

O que era viver

Sentimentos e sonhos

Que outros homens nem imaginaram

A existência deles,

Talvez por não serem portadores de sensibilidade,

Talvez por não terem condições de projetar

O que esperavam ao futuro,

Senti-me realizado e feliz

Por lhes haver presenciado

Nos recônditos de minh´alma,

Tornei-lhes reais por ter consciência deles

Construí o destino de mim,

Não procurei saber o que havia neles,

O que lhes habitava,

Fizeram-se livres

Nem achei que responderiam

Às carência da verdade de existir,

À solidão que me habitava

Desejava preenchê-la com

A presença do Ser em mim o que era eu,

Não desejei senão

Estar presente na continuidade do tempo,

E continuamente seguir

Os passos rumo ao que seria,

Viver o efêmero, as intempéries,

Os medos, os sonhos e esperanças

Uma vez encontrei o Amor,

E na liberdade de amar,

Realizei o Espírito da Vida,

Fui feliz,

Mas não me fora dada

A vida eterna no mundo

Ao lado de minha amada:

Não tinha de ser...

RIO DE JANEIRO(RJ), 28 DE JANEIRO DE 2021, 08:24 a.m.

 

 


Comentários