SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O TEXTO #AOS QUARENTA ANOS DE CONT.ANDO, UM BANQUETE DE SARTRE#




Parabéns!! Mas já pensei fosse o niver dela...não é ainda, né? Parabéns pela data, você é o único homem que conheço, aliás dois, dois homens que conheço tão ligados às datas, o que foge à regra dos demais. Parabéns pelo texto lindo, e pela linda jornada literária, parabéns por encontrar a musa de sua vida e de sua poesia, parabéns pela vida, parabéns por todo dia!!!!
Bjs para ambos.
Sonia Gonçalves
----
Não, Soninha Son, inda não é o aniversário de Benzinha; sê-lo-á mui em breve. Gracias muchas pela amizade e carinho.
----
Quanto a essa verdade incólume e insofismável de ser ligado às datas e acontecimentos aprendi com o filósofo Bergson que "Se consciência significa memória e antecipação, é porque consciência é sinônimo de escolha." Desde tempos imemoriais, armazenava todas as coisas na memória, para mim era um modo de mostrar-me que existia, embora reconhecesse que em certos níveis era-me a memória uma grande inimiga, a maior de todos os inimigos, pois que desejava esquecer certas coisas e não me era possível. A partir do instante em que conheci Bergson, decidi fazer da memória consciência, daí empreendendo as escolhas - deixou de ser ela apenas mostragem de que existia, mas consciência de que escolhia o meu destino. Então, faço questão de armazenar todas as coisas e acontecimentos, são-me necessárias.
----
Há acontecimentos que não dependem de a memória ser excelente, são inerentes à vida, às escolhas realizadas. 40 anos de lançamento de uma obra literária, dia que ficou consumado a existência seriam as letras, custasse o que custasse, não há deixá-los passar de modo indiferente. Em tudo, fosse começar, fá-lo-ia com prazer e alegria, fiz e faço o meu destino, mas longe de certas pessoas estrupícias, foram muitos os dissabores com elas.
----
Depois das Letras, o maior encontro de minha existência - que fora um sonho, uma esperança, nascidos com Sartre e Simone de Beauvoir - foi Graça Fontis, meu amor verdadeiro e real, a minha companheira das artes. O que significa fazer um destino sozinho? Para mim, era mister compartilhá-lo com alguém. Nossos destinos agora estão entrelaçados per siempre. Hoje, não sou apenas consciente de minha existência, hoje sou quem sou. E se houver mesmo uma vida após a morte, espero que atravessemos a eternidade de mãos entrelaçadas.
----
Gracias muchas pela amizade e carinho!
Beijos nossos!
Manoel Ferreira Neto
----
AOS QUARENTA ANOS DE CONT.ANDO, UM BANQUETE DE SARTRE
GRAÇA FONTIS: FOTO
Manoel Ferreira Neto: TEXTO
----
Não imaginaria naquele dia de Lançamento de meu primeiro livro de Contos, CONT.ANDO, 12 de setembro de 1979, quarenta anos depois estaria comemorando QUARENTA ANOS de Lançamento, ao lado de minha amada e querida Esposa e Companheira das Letras, Graça Fontis, numa ilha carioca, feliz e realizado com a vida de Escritor e Filósofo, a OBRA ESCRITA, está escrita no de-curso e percurso de longa jornada. Talvez se houvesse criado imaginariamente ver estes anos no futuro, não estaria vendo-lhes neste instante. Não criei expectativa. Deixei a vida seguir os seus passos.
----
Sinto-me hoje, um homem de muita sorte e pouco juízo. Posso comemorar estes anos todos de lançamento de primeiro livro, e jamais me entreguei às hipocrisias e falsidades, não me entreguei às facilidades de sucesso, fama, valores e virtudes.
---
Comemoro feliz e satisfeito: naquele ano e mês sonhava tanto encontrar a minha Simone de Beauvoir, a eterna Companheira de Sartre. E hoje tudo nos devidos conformes: feliz pela obra criada, feliz por haver encontrado a minha ESPOSA/COMPANHEIRA DA VIDA E DAS LETRAS, Graça Fontis.
#riodejaneiro#, 12 de setembro de 2019#

Comentários