#CAFÉ-COM-PÃO-MANTEIGA-NÃO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA



Emerjo-me, à tona do tempo,
A esmo dos ventos,
À mercê do silêncio dos abismos,
Eu também,
Eu nascendo das imperfeições,
Limites,
Instantes-já que fogem como os trilhos
Fugitivos que se veem da janela do trem,
Vislumbre, alumbre de antanhas memórias,
Alargando a idéia para o
Puro Imitar da Velocidade,
Ao ritmo do café-com-pão-manteiga-não,
Tenho medo a tédio dos riscos,
O poente,
O trem entrando no anoitecer,
Paisagem, panorama de estrangeira beleza,
Fenômeno intelectual.
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Se algum dia mergulhar plenamente,
Em toda a essência do ininteligível,
Pleno, destituído do nada,
Des-provido dos vazios do efêmero,
Das nonadas das travessias,
Omnipresenciarei o alvorecer,
Amanhecer do vulcão
Das verdades todas em síntese,
Flama da utopia e da liberdade,
Chama do silêncio e da solidão,
Labaredas da náusea e vazio,
Faíscas de sons, ritmos, melodias,
Concebendo e a-nunciando o som,
A música, o acorde da dialética
Do símbolo e signo do sublime,
A imagem refletida na peça do
Homem sublime que con-templa
A templ-itude do tempo
À luz fosforescente da verdade
Aberta às travessias do tempo e do ser...
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De quando em vez,
Com o pulsar do coração,
Tudo pode ocorrer,
Meia-volta brusca:
O que acontece atrás do atrás de mim?
Dizia-me com toda prepotência, vigor, força:
Sou lampião de gás,
Sou bica de água pública,
Sou a chama da fogueira,
Tentava traduzi-los à moda de etiquetas
Encontrei sempre bares onde,
Lugares fechados,
Houve, há parcela do mundo
De ontem, isolada, esquecida,
Evola-se de palavras acotoveladas,
Imagens, perspectivas de plasticidades,
Substrato dos olhos.
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Algo escapa-me a todo segundo,
O vivido parece haver sido deixado
Pelas vias, marcas e traços,
Instante de sabença
O passado ren-ova-se com
Chamas da paixão, fagulhas das contra-dicções,
Faúlhas das dialécticas
Do estranho presente,
Nada de onde arranco tudo,
Colho certeza sob di-versas luzes, contraluzes...
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A existência é outra,
Possui um estilo subterrâneo.
#riodejaneiro#, 25 de setembro de 2019#

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