ESSÊNCIA À LUZ DAS CHAMAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA



EPÍGRAFE:
"A ec-sistência, um estilo puro de chamejar pétalas de estrelas sarapalhadas no céu azul, cuja tonalidade re-nova a todo instante."
----
Toda obra é ausência... entre o real e o irreal, quero viver como é de origem e essência, e segreda-me o que re-colher e a-colher, conceber nas atitudes e ações, nas entregas, capaz de dedicar-me por inteiro a outros pensamentos, desejos, vontades, de corpo e alma sem acomodação servil, ainda o mais sublime. Desvencilhado de imagens que se rompem a um capricho do artista-plástico, a imagem além das imagens, re-verter, in-verter, sub-verter as perspectivas do que, fora do tempo, é tempo in-finito, in-fin-itivo, in-findo, na enigmática fisionomia da verdade.
----
Leve-me a ausência à circunspecção talvez,
Mas habitando-lhe as pre-fundas uma lâmina de água,
Miríade de chamas de achas silvestres na lareira,
Que inspirem(?) além do som.
----
Detenho-me diante do fogão de lenha,
E olho o fogo. É gordo e vermelho;
Remexo as brasas com o ferro,
- olha-me minha avó, "Cuidado, filho!"
Coloco uma panela de ferro no buraco da "trempe",
E então ele chia com mais força,
Estala, raiveja, grunhe.
----
Conheço a cor-agem com que, esquivo, re-flito, penso o pensamento que pensa pensando, retraio-me e mais me estesio com o ímpeto, como ausente. Sombras e memórias.
----
Línguas de fogo... Vistas assim, consumindo meu pensamento no tempo, flamejando idéias e utopias, o calor do fogo seja mais apropriado para dissecar a língua da flama!
----
Náuseas e lembranças. A ec-sistência, um estilo puro de silêncio que se re-nova a todo instante, o silêncio nascendo do silêncio, o desejo presente e forte de aquecer o que tenho de melhor por dentro, devaneios.
----
Ausência é não ter uma palavra que defina o silêncio, mas a sua presença, habitado de todas as suas vozes, compõe um sentimento, emoção, sonho, esperança, utopias outros, e aguça o desejo de a cabana, do bosque - fogueira à soleira - esplender luz de chamas, chamejar pétalas de estrelas sarapalhadas no céu azul.
#riodejaneiro#, 05 de setembro de 2019#

Comentários