SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA A PROSA #EXISTENCIÁLIA#




Boa noite, Manoel Ferreira Neto, que lindo e reflexivo seu texto, de teor relevante devo dizer. Realmente temos isso de expectativas futurísticas, muito bem explanado por você nesse texto autoral, Manu; verdade a gente depende dessas previsões para botar o pé fora de casa, para praticar qualquer lazer, ir a qualquer festa estamos sempre na expectativa das previsões climáticas, se o tempo isso, se o tempo aquilo.
Parabéns querido...adorei mesmo...Bjos para você e para a artista.Noite serena.
Sonia Gonçalves
----
Em São Paulo, então, hein, Soninha Son!... Pela manhã, não se deve esquecer de um agasalho e o guarda-chuva ou sombrinha; com certeza, a qualquer momento pode chover e fazer frio. Mais que comum, aí, chover na parte da tarde.
Beijos nossos, querida!
Manoel Ferreira Neto
-----
*EXISTENCIÁLIA**
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: PROSA
----
Uma das características sine qua non do ser humano e a pers-pectiva "futural", que podemos tornar compreensíveis, por exemplo, através das pers-pectivas a respeito das mudanças de tempo.
----
O lavrador depende de previsões do tempo para plantar e fazer suas colheitas; programas de férias, de como passar os feriados, dependem do tempo que enfrentaremos - programa de índio ir passar finais de semana na praia, se a meteorologia prevê chuva; ao sairmos de casa para o trabalho, dependemos de como esperamos que o tempo se estabeleça para nos vestirmos apropriadamente e saber se levamos ou não conosco capa e guarda-chuva - sol de lascar mamona sair de capa e guarda-chuva é hilário. Ventania, frio, chuva, calor são fenômenos que interferem em nossos programas, no que pretendemos fazer, real-izar. Sempre tentamos prever o tempo. A possibilidade de prever, em sua forma verbal, de ação, possibilita as várias maneiras de se prever "o tempo". O prever, neste exemplo, é o ontológico, aquilo que possibilitar as diversas maneiras de se prever o tempo; é uma característica primordial, sine qua non do ser humano, uma EXISTENCIÁLIA entre outras, e que não se confunde com o que caresiana e positivamente compreendemos por "Causa".
#riodejaneiro#, 08 de setembro de 2019#

Comentários