#O QUE É ISTO - SEDE E FOME DE CONHECIMENTO?# GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: HOMENAGEM



Leonardo Boff, teólogo, diz que o homem não deve perder jamais o desejo do conhecimento, do saber, é a pedra angular da Espiritualidade.
----
Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis​, ficara longos anos longe da Pintura, nada pintando. Chegara eu ao Rio de Janeiro, 02 de julho de 2016, para vivermos juntos o nosso amor. 01 de agosto de 2016 começara ela a ornamentar a minha obra literária-filosófica com a sua Pintura; então retornando a pintura, produzindo inúmeras peças. Feliz, contente por estar novamente com os lápis em mão, as cores, a imaginação esplendendo-se por todos os horizontes. E não parou por aí, retornou também à escultura.
----
Reiniciara a compor os seus poemas. Apaixonou-se pelas Letras, como lhe dissera eu "Acho que está mais apaixonada pelas Letras do que a Pintura". Nestes três anos, inúmeras as suas pinturas realizadas. Tornou-se Crítica Literária, tecendo os seus pontos de vista sobre a minha obra, contribuindo com conhecimentos que ainda não havia eu percebido. E, assim que percebi com evidência o seu amadurecimento, desenvolvimento nas Letras, permiti-lhe mais uma conquista, escrevermos juntos um texto, um poema.
----
Desde que nos conhecemos, venho dizendo-lhe que não existe escritor sem leituras, sem ler a Literatura e a Filosofia Universais, conhecer os imortais. Então, ela iniciou as suas leituras filosóficas, literárias, psicológicas. Neste momento, encontra-se lendo Gaston Bachelard, Jung, Sartre, Santo Agostinho, Nietzsche..., irá iniciar leitura de Leonardo Boff, A ÁGUIA E A GALINHA. É impressionante a sede de conhecimento que ela traz em si. Assume com dignidade não haver Letras sem Conhecimento, sem se alimentar do Pensamento e Idéias dos grandes homens. Tamanha sede e fome de conhecimento é a responsável por seu crescimento. Diz: "Arrependo-me muito de não me haver entregue ao Conhecimento; gostaria de ter feito Letras e Filosofia". Nunca é tarde para Conhecer, suficiente a entrega a este sonho, e venho orientando-lhe nas leituras.
----
Ontem, 17 de setembro de 2019, precisei de consultar-me com médico. No momento da consulta com o Dr. Jonas Alberto de Almeida, Posto de Saúde Albert Sabin, Ilha de Itaoca, surgiu entre mim e ele uma troca de dedos de prosa sobre a Filosofia, fizera ele Mestrado em Filosofia da Linguagem. Conversamos sobre Wittgenstein, Ferdinand de Saussurre, John Lock, Kierkegaard, Heidegger... Graça Fontis ficou extasiada, inda não havia ouvido falar em Wittgenstein, Saussurre. O que mais a extasiou foi ver-me discutir com Dr. Jonas, a minha segurança: "Jamais havia visto uma cena de você discutindo Filosofia da Linguagem com alguém, aliás qualquer discussão filosófica. Encontrou, não é, amor, alguém que fala a sua língua." Após a consulta, fomos à Praia para escrever algo juntos, e não sabia ela falar outra coisa senão o encontro com o Dr. Jonas. Claro que não. Vivemos numa ilha de pessoa simples, humildes, trabalhadores, pescadores. Até eu fiquei extasiado, sentia muita falta destas discussões. Já está interessada em Ler Wittgenstein, John Lock, Kierkegaard. Já está pensando em adquirir obras destes  filósofos.
----
Sinto-me feliz e contente, realizado, por estar incentivando, orientando minha Esposa e Companheira das Artes nos caminhos do Conhecimento, das Letras, da Filosofia. Para um mestre, não há algo mais edificante que uma discípula com tamanha sede de Conhecimento, e com a sua sensibilidade e inteligência não demorará muito irá superar-me. Nas Letras, já identifico linguagem e estilo que eu próprio gostaria imenso de ter.
----
Bem, Amor... Está aproximando-se a sua data natalícia, 23 de setembro de 2019, e quero imenso homenagear-lhe, parabenizando-lhe pela sua sede e fome de Conhecimento, seu crescimento e desenvolvimento nas Letras e na Filosofia. Jamais perca na vida os seus desejos de Conhecimento, seus sonhos do Saber. PARABÉNS, meu Amor Querido. A minha gratidão eterna por todos os seus incentivos, reconhecimentos, sobretudo por meu amadurecimento e crescimento como homem e escritor.   

#riodejaneiro#, 18 de setembro de 2019#

Comentários