#ENTRE O BOSQUE E O MAR# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA



Amada Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis, receba este poema como um Mimo de seu Aniversário Natalício. Seja sempre feliz!
----
Longínquo,
O vazio disperso no completo,
O nada espalhado no cheio,
O tempo estala no espaço da tarde,
Vagueio desejo difuso de resplendor
Neste instante de existir o bosque
Tão próximo do mar,
Águas marítimas,
Maresias bosqueanas
São o meu concreto de falar
De reflexos do sol na orla,
Eu, como os instantes,
Acendo-me e me apago,
Na relva de um jardim
Amadurecido de perfume,
Na relva ao redor de uma árvore
O bosque ampliado de solidão e silêncio,
Na orla, o presente é o momento
De vibração do alegre, do feliz.
----
Não sei captar o que existe
Senão adivinhando para que mar perdido
Vão os meus ideais do sublime,
Para que bosque
Vão os meus passos comedidos,
Vivo no mar e nos caminhos de vegetação viçosa,
Lugares inóspitos, folhas secas, gravetos
O que surgir,
Apodero-me dos desvãos de mim,
Meus devaneios me sufocam,
Meus desvarios silenciam-me o fôlego.
----
Ecos evolam-se sutis do entrechoque
Do volátil segredo, voluptuoso enigma,
Realidade delicadíssima
Que passa a ec-sistir em mim.
----
Tenho por dom a paixão das chamas,
Na queimada de tronco seco,
Contorço-me às labaredas
Fico sentado na amurada a olhar
A existência minha começando a existir
Entre o bosque e o mar.
----
Pouco a pouco aproxima-se o que vai ser,
Sou é o mundo habitado na natureza,
Sou é a terra onde tudo é de ar,
De maresia, de ondas,
Mesmo sendo abolido o tempo
Minha mão pousa na terra,
O olhar observa ao longe
Montanhas feitas de rocha,
Luz alvar e suspensa.
----
Instante de crepúsculo
Entre o sentimento do efêmero,
Entre o bosque e o mar de paisagem lúdica,
O vento me chama,
Consinto as gotas de arte na chuva ,
Festa de sonhos onde brilham estrelas e luares.
#riodejaneiro#, 19 de setembro de 2019#

Comentários