SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA RES-PONDE À CONSIDERAÇÃO TANGENTE AO POEMA DE SUA AUTORIA




Bom dia querido Manu. Que coisa mais linda tudo isso. Duma relevância incontestável. A melhor poesia surge assim de repente, uma crônica inspiração, um aforismo pré arranjado.Há que o poeta escrevente seja muito iluminado, tenha n'alma poesia dos Campos Olímpicos de Zeus, dos devaneios mais forasteiros que surgem em meio as forragens outoneais. Sua interpretação sobre minha poética como sempre no centro do livro do pensamento que me invade e sabe e sente porque invade você também. Sintonia poética. Parabéns por toda essa sua dialética baseado na fonética do som do meu poema, com toda sua espontaneidade. Bjos lindo domingo pra ti e para Graça..


Sonia Gonçalves


Você, sabe e conhece bem o métier literário: não há outro onde reina a hipocrisia tão abertamente e em todos os níveis. Os pastores da negligência re-colhem as ovelhinhas em todos os lugares para negligenciar, sentem-se grandes assim, projectam-se. E estas ovelhas são peculiarmente as que nada entendem de coisa alguma, e os pastores da negligência fazem aquela lavagem cerebral nelas. Chovem despautérios.


Há algum tempo que descobri a "sonética", não a conhecia; aprendi-a nas pesquisas que realizo. Podem dizer que estou querendo aparecer, projectar-me com isso de "Sonética", mas acabo de ler um artigo num livro de minha Companheira das Artes e Esposa Graça Fontis que diz a Música está presente em todas as Artes, inclusive na Pintura, e esta música pode se presentificar nas cores. "Os sons encontram-se no espaço como se lá houvesse uma orquestra sideral. A música é uma força cósmica transcendental"(Crítica de Atelier, H. Pereira da Silva, Sociedade Editora e Gráfica Ltda. Rio de Janeiro, 1989)


Manoel Ferreira Neto


Bom dia, Soninha Son. Tudo bem com você, querida? Eis a minha consideração sobre este poema.


CÁRITAS DO SUBLIME: AMANHE-SER#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO.


Alvorecer de luzes e raios numinosos, Amor & Amizade, fonte de sentimentos, concebendo ilusões e sonhos eivados de compaixão, solidariedade, entrega de verbos outros que fecundam a vida de sensibilidade, cáritas do sublime entrelaçado de divinas dimensões do espírito, evangelho do ser-com todos os homens, Uno/Verso do Ser, do Tempo, esperança do ab-soluto no momento mov-ente do poiético versejando os prazeres e alegrias do eterno.


Amanhecer de a-nunciações, o "amanhe-ser" - sempre no instantes-limites se mostrando na alma, dores, sofrimentos, angústias, medo, questionamentos e náuseas por uma atitude tornada real, mas nestas trevas a manhã se aproximando, amanhecendo o Ser, "amanhe-ser", novas luzes e sendas de re-velações, Amor & Amizade, de dimensões outras do ser-para a perpetuitude de laços cordiais esplendendo de íris as cores espirituais do além, do trans-cend-"ente" à mercê cosmopolitana dos horizontes do tempo a incidirem miríades de silêncio, pré-núncio de re-flexão de mãos que se unem para a jornada de con-ting-ências adentro, para os passos no silvestre das poiéticas utopias do belo. Só sinto o eidos do amor através da cáritas de luzes da amizade. Só sinto as éresis da amizade se comungada, aderida às eidéticas do amor alumbrado de dimensões abissais do pleno que versifica os sonhos de entrega do verbo... o amareliçado da flor amarela do ipê exposto à luz do sol, o seu brilho, mesmo aquelas que foram e são pisoteadas pelos transeuntes, brilho amareliçado.


Nascimento de outra manhã à luz das travessias de ilusões e fantasias, Amor & Amizade, do vir-a-ser de emoções que trans-elevam desejos e volúpias do que há-de perpetuar os instantes-limites do uno-verso, evangelizando cânticos e rogos da eternidade do espírito.


Amor & Amizade. Amor eivando de amizade o verbo perfeito do que há-de além ser o paráclito da luz. Amor & Amizade, anjos de uma só asa, ao longo das imanências de estar-no-mundo entregam-se à Koinonia, concebem sonhos, real-izam desejos, utopias, o divino mantém-lhes, espiritualizam-se, voam e sobrevoam livres. Por vezes, a amizade precede o amor, mistérios trans-cendentais, a vida requer a adesão, sentimentos e emoções fluem, o tempo revela o vir-a-ser, forram magias, jorram verdades numinosas, nada há que os afaste, nada há que os separe, separam os pretéritos, o que houve de ser a-nunciação de outros uni-versos, só a verdade importa. A vida são plen-itudes de mistérios, enigmas, quando menos se espera amor e amizade se re-velam frente a frente, tempo de espiritualidade.


A vocação do ser são o amor e a amizade e a vocação do amor e amizade, o viver, vivenciar na carne e nos ossos as experiências do verbo eterno.


Amor & Amizade, nous de límpidas cristalinas águas no de-curso, per-curso de horizontes poiéticos versais para o infinitivo de édens, des-lumbrando, a-lumbrando à luz dos raios numinosos do inaudito atrás do sol as pedras angulares do além.


Amor & Amizade - ninguém há de silenciar, se se tem de viver o eterno só, a asa do amor e da amizade conciliadas abrem o espaço para o vôo, etern-itudes a fora, tanta espiritualidade para se real-izar, tanta divin-idade para con-tingenciar, com tanto para se fazer, com tanto para evangelizar, o eidos do ser-no-mundo é a verdade, duas asas unidas para a travessia do aqui-e-agora ao verso-uni do espaço de viver, inspirar, versificar, idealizar, anunciar as metamorfoses consumadas na sensibilidade do ser-tempo, subjetividade do tempo-ser, numinar o longínquo e distante de átimas miríades do efêmero que se reveste no eterno para sublim-izar o paraíso ontológico, a dis-logic-idade do ente nas pré-figurações do onto, o ente precede o onto à numia do verbo, "ser verbo do #verbo-de ser#...", o que justifica o existir, o morrer...


(#RIODEJANEIRO#, 25 DE AGOSTO DE 2018)


Que o amor nos ENLEVE
porque Amor é encantamento
e a vida é crua e BREVE
Que o vento leve o que te faz sofrer
e te livre de apoquentamento
Que o amor EMBEVEÇA
para que o destino seja legível
todo sonho mesmo intangível
seja possível de acontecer
Que o amor nos EMBALE
deixe que o tempo por si fale
que a língua sabida SILENCIE
para que a vida lida
seja linda e aprecie
qual uma rima remime o anverso
seja sempre o elemento PRINCIPAL
Que o amor nos SUBLIME
ao espargir seja ATEMPORAL
para sempre unir em POESIA
e saber esse é o FEITIÇO
a melhor FILOSOFIA
por isso
UNA ALMA Amor dá SUPREMACIA.


Son Dos Poemas
100%SMG


(#RIODEJANEIRO#, 26 DE AGOSTO DE 2018


Comentários