#MANOEL FERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO COMENTA O POEMA DE SONIA GONÇALVES#



#ESPÍRITO DO SOM#


"... Onde meu coração passa/Longas temporadas é lá/Onde minh´alma hiberna/E só sai na primavera...". O segredo da alma está no coração, onde os sons dos sentimentos - aqui o "sonema" da primavera que ritma os sentimentos, o som está no segredo dos sonhos e esperanças, a música está nos versos melodiados - compõem os cantos do passaredo.


Interessante observar os pássaros que circundam o rosto, são cinco. Inspiração, Intuição, Percepção, Sensibilidade, Subjetividade. As cinco dimensões das artes. No que tange ao universo da poetisa e escritora são estas as dimensões que compõem o desejo, a vontade do Som no inter-dito do poema, é a sua esperança maior, auscultar este som, ouvi-lo, escutá-lo, assim re-velar sentimentos e emoções sonoras, a musicalidade que lhes habita, musicalidade que sonoriza desejos, vontades, sonhos, esperanças, utopias, o que, em verdade, é mister em toda composição poética. A poetisa transcende os fonemas para alcançar os "sonemas", eis o seu uni-verso, a completude de sua obra. Pode-se até dizer que luminosas esperanças de fin-itude outra perpassando o tempo de in-finitos desejos do Verbo "Ouvir" tecendo ilusões, quimeras, fantasias em cujos idílios mora o "eu-poético", na taberna do espírito reside a espiritualidade que esplende o som a todos os horizontes e infinitos.


O Espírito do Som... Imagine o trino dos cinco pássaros, trinos de amor, solidariedade, compaixão, entrega, ternura, trinos que nascem do íntimo da alma, saem através de versos e estrofes, transformam-se em cânticos do Espírito da Vida. O Espírito da Vida são os Sons inter-ditos do Poema. O Espírito do Som são as notas do Sublime.


(#RIODEJANEIRO#, 18 DE AGOSTO DE 2018)


Comentários