SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA RESPONDE À ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO POEMA #FOLCLORE", POR Manoel Ferreira Neto



Boa noite Manoel Ferreira Neto. Que delícia seu texto, sua análise sobre este tema tão delicioso, tão misterioso também, poder saber das suas lembranças, das lendas que ouvia contar quando criança... Muito legal sua filosofia, sua fala sobre a mitologia das Iaras, das ninfas das águas clarificadas, que encantavam homens segundo a lenda, com um canto mágico e uma beleza estonteante. Seu lindo texto só vem completar de foram singular o meu poema.Agradeço e felicito você pela delicadeza, sagacidade e conhecimento dos tantos causos que vale a pena causar e assim contá-los perpetuando essa lenda magnífica! Parabéns e muito obrigada Manu. Bjos.


Sonia Gonçalves


MANOEL FERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO ANALISA E INTERPRETA O POEMA #FOLCLORE", DE Sonia Gonçalves


A poesia é magia e a magia é poesia. Versos e estrofes transformam lendas em mitologia. A sereia não é apenas uma lenda que se prolonga ao longo dos tempos, não é uma história que adquire seus universos e horizontes no contá-la, declamá-la, recitá-la, seja em verso ou em prosa. A sereia, neste poema, é MITO, é Mitologia que perpassa as ondas do tempo e do vento à busca da Filosofia das Águas do Ser, das Ondas da Continuidade do Pensamento e das Idéias, o ideal da Verdade.


Mineiro que sou ouvi tantas lendas, tantas causos, tantas histórias, mas não sabendo se quem as contou não sabia fazê-lo, ou se não possuíam aquele núcleo para se transformarem em Mito, serem sementes de buscas do Ser e da Verdade. Mas a poetisa Sonia Gonçalves nestes versos de uma lenda, a lenda da Sereia, transforma-a em MITO, em Mitologia, e neles des-cobrimos outros horizontes e uni-versos de pensar o pensamento que pensa as idéias deslizando no tempo de situações e circunstâncias, de sentir o sentimento que sente os sonhos perpassando os séculos e milênios, fazendo-se, refazendo-se, nada vivente é uno, é sempre, ao contrário, um Muitos, e a Sereia se multiplica em si mesma, expande-se, amplia-se, esplende, re-fazendo o pensamento mitológico, acrescentando dimensões outras das utopias que residem nos sonhos sedutores.


Sonia Gonçalves, a eternidade é sua! Versos, estrofes, frases, orações, parágrafos nas suas mãos estão re-fazendo tempos já esquecidos, neles você está resgatando o que foi perdido dos Mitos, dos Sons, dos Silêncios, da Mitologia, recuperando a Filosofia da Poesia, a Poesia da Estética, a Estética do Ser e do Tempo, o berço de nosso futuro, futuro dos homens e da humanidade. O Tempo compreenderá e entenderá os seus versos e estrofes.


Meus sinceros cumprimentos pela lenda tornada MITO, MITOLOGIA.


Manoel Ferreira Neto


Folclore


Conta-se a lenda
Que havia uma sereia...entenda...
É apenas um conto de folclore
Desses que espanta e a vida colore...


Deixa a face alegre e mais divertida
Conta as histórias mais assombrosas
Aquelas bem ao pé do ouvido...gostosas...
Sussurros e arrepios que espantam as rosas


Um tratado de lendas e peculiaridades
Costumes que habitam os vales e lugares
Das matas dos sacis e curupiras
Habitantes das florestas encantadas


Num universo de mistérios dos lugarejos
Dos contos de cordéis em bocas de beijos
Lendas de cordões que esticam os versejos
Em fronhas de algodão bordadas de desejos...


Lua cheia de lumes de vaga-lumes...
Fadas e gnomos e almas penadas
Seres que viraram lendas em estória contadas
Fábulas inventadas tradições adaptadas


Danças de ilusões até boto da cor de rosa
Cantigas que cirandam em roda de prosa
Homem que vira homem depois de virar lobisomem
Sereias que encantam navios e nos mares somem


Um mundo de lendas encantadoras das marés
Cânticos de acalantos nos suspiros de Gaia e xamãs
Mãe que abraça as lendas contidas em noites e manhãs
Berço de nosso passado sonhos sedutores...


Nossos percursores em sonhos de doravante
Lendas de tesouros e Iaras das águas dos diamantes
Guardados no infinito do ventre
Lendas folclóricas contos do sempre e sempre...


Son Dos Poemas


Comentários