APRESENTAÇÃO DO LIVRO /**AFORISMO - CREPÚSCULO ALVORECER DA VERDADE**/, POR Julio Di Paula



APRESENTAÇÃO - Professor Júlio César Pereira de Paula(Julio Di Paula)


O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.Jean-Paul Sartre


É com muito júbilo que recebo o convite do meu amigo, irmão e escritor, poeta, artista, critico literário, professor Manoel Ferreira Neto para a APRESENTAÇÃO de sua grande obra - AFORISMO - CREPÚSCULO E ALVORECER DA VERDADE.
Não tenhamos dúvida de que este clássico filosófico, antropológico e, porque não dizer?, psicanalítico, é uma obra de fôlego que não poderia ser diferente vindo de um estudioso e leitor voraz da filosofia, com uma bagagem vasta de leitura e de meditação.


Conheço Manoel Ferreira, somos grandes amigos e me sinto muito feliz prefaciando esta grande obra. Como acompanho os seus artigos, escritos e poesias é uma honra para mim e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade apresentar este livro para o público leitor. É um ser de personalidade forte, um amigo íntegro que não mede esforços para lançar a sua critica quando solicitado, como também expõe a sua forma de pensar com uma transparência que lhe é peculiar. Sua escrita é leve, sutil e ao mesmo tempo rígida quando necessário.


Um crítico incansável que nos conduz os leitores a um fascínio diante de leitura complexa e ao mesmo tempo gostosa, que nos prende a cada passagem de sua obra recheada de metáfora que nos faz sempre voltar e reler cada capítulo pela tamanha sutileza que ele expõe o seu pensamento.


Possivelmente os leitores se sintam no primeiro momento impactados, confusos e ao mesmo tempo fascinados pela forma como este pensador escreve diante de um discurso e um pensar que lhe é peculiar, único. É um escritor que nos conduz a uma interrogação, nos prega de imediato um hiato da nossa existência. Ele nos faz passear diante da excelência das letras e da filosofia, consegue este nos presentear de forma didática e ao mesmo tempo recheada de metáforas levando o leitor a uma releitura de sua obra tamanhas a beleza e a destreza como este nos faz ancorar por um determinado tempo e pensar diante do porão do inconsciente de nossa mente. Não tem como não terminar de ler o seu livro e meditar.


Manoel Ferreira é um pensador impactante, inquieto, um poeta, um artista com um olhar diferente diante das cousas que o rodeia, dos princípios éticos, da moral, natureza, da relação com o outro. Ele consegue passear na mais refinada filosofia, nos conduz ao nosso eu e nos apresenta o cenário da vida diante de uma forma que não tínhamos visto antes.


Ele é um existencialista inquieto , arguto, com uma capacidade inefável do pensar dos grandes filósofos como: Kierkegard, Jean-Paul Sartre e outros grandes filósofos da contemporaneidade. Manoel é um devorador de livros. Insaciável, ele consegue de forma sábia e provocativa lhe levar a um pensar diferente, a uma nova visãode mundo, do estar aqui, ali e ao mesmo tempo em lugar nenhum. Um homem que nos remete sempre a uma interrogação sobre o existir, o viver, a morte, para um refletir infinito do que somos, quem somos e para onde vamos. Um poeta que com a sensibilidade de um artista nos faz raciocinar de forma livre, um ser fadado a ser eternamente livre. Um ser fadado à liberdade como bem cita Sartre.
(**RIO DE JANEIRO**, 24 DE NOVEMBRO DE 2017)


Comentários