#AFORISMO 409/O ESPÍRITO DA VIDA PRECEDE A PAZ# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Vida!...
Vida!...
Vida!...


Pronunciar esta palavra já re-vela sentimentos, emoções inconcebíveis, in-descritíveis, in-inteligíveis. Não sabendo o seu sentido, significado, o seu inestimável valor, o eidos humanitário que em si traz dentro. A palavra trans-cende as con-ting-ências, as imanências.


Sabendo o sentido, significado, valor, conceitos religiosos, pronunciá-la é ainda indagar, questionar o seu inestimável valor, o que é ela. Por mais que questionemos, por mais que mergulhemos profundo nela, escapam-nos o seu eidos, o seu cerne, trans-cende sensibilidade, trans-cende razão, trans-cende cultura, trans-cende religiões, seitas, credos, evangelicismos.


A nossa trans-modernidade perdeu o respeito pela vida, tudo é permitido contra ela... Inegável, indubitável, se olhamos com percuciência a história da humanidade, desde os primórdios até o pres-ente. O sentimento da vida foi sendo perdido ao longo do tempo, restam as estruturas ideológicas.


A vida se sente no cerne da vida, na sua essência. O sentimento é indizível.
Con-sintamos. Ad-mitamos. Aceitemos a trans-modernidade comeu a vida com salsinha e cebola, não há mais respeito por ela, tudo é aceitável contra ela...


Tirar a vida através da violência, não importa seja chacina, tragédias causadas pelas intempéries naturais, guerras, nada justifica, nada explica, nada verbaliza.
Não digo todos têm direito à vida. A vida tem a sua dádiva de ser. O que é muito diferente. .


A Paz... O mundo precisa da Paz. As Nações se respeitem mutuamente em todos os níveis de diferenças culturais, religiosas, sociais, políticas, imperem a Justiça, o Amor. Indubitável. São con-ting-ências.


Não pensemos em religiões, seus conceitos, preceitos, princípios. Pensemos no Espírito da Vida, suas yalas, iríases. Sem a sensibilidade do Espírito da vida, a Paz é apenas uma con-ting-ência mundana, pres-"ent"-ficada das dimensões políticas, sociais. O Espírito da Vida precede a Paz.


Espírito da vida - sentir-lhe nas dimensões do Ser, a Vida ser o Verbo de todas as trans-cend-ências, o verbo da espiritualidade.


Sempre quando me vem à mente "Paz na terra aos homens de boa vontade", leio no inter-dito: "O Espírito da Vida aos homens que clamam a Paz."


Paz é Infin-itude do Verbo Ser. E no de-curso, per-curso do tempo renasce-se, re-nova-se, inova-se conforme os eidos das esperanças e sonhos.


Trago em mim dentro, no mais re-côndito do regaço de minha alma, in-dependente de dogmas, preceitos, princípios religiosos, que o Espírito da vida é o Ser da sin-cronia, sin-tonia, harmonia entre o Absoluto e a Verdade.


Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, não é este questionamento do Espírito da vida?


(**RIO DE JANEIRO**, 22 DE NOVEMBRO DE 2017)


Comentários