ESCRITOR MANOEL FERREIRA NETO ANALISA E CRITICA O POEMA /**COMETENDO POEMA**, DE SONIA SON DOS POEM GONÇALVES


O verbo "COMETER" é pura censura, as penas variam: "cometer um crime", "cometer uma gafe", "cometer um pecado capital", "cometer injúria", etc., etc. E sob os olhos desse verbo mister cautela, atenção. Só mesmo poetas, com a sua criatividade, espiritualidade, para darem outra visão às coisas, para transgredirem os dogmas, preceitos, para mudar as "cositas" da Língua Portuguesa, alias, foram eles e os escritores que fizeram a Gramática.


E a Escritora e Poetisa Sonia Son dos Poem Gonçalves entra em cena para corromper o sentido dicionarizado do Verbo "Cometer" com a sua sensibilidade, criatividade. "Cometer um poema perfeito". Poema perfeito saiu de cena desde os tempos do Zagaia, está mais velho que a Cidade de Braga. Hoje é crime o "poema perfeito". Poemas imperfeitos, insossos, ridículos estão nas Galerias, estão nas prateleiras das Livrarias, estão nas páginas do Facebook, e as pessoas aplaudindo, louvando, jubilando, concedendo Medalha de Ouro aos autores, e as Editoras se refestelando com os lucros. Mas Soninha Son - seja-me permitido o tratamento íntimo - queria cometer este crime, figurar na Galeria dos Proscritos, nas prateleiras marginais da Livraria. E cometeu, poetizando, crime perfeito, não deixando o mínimo vestígio para prisão preventiva, para prisão oficial. Cometeu o "Poema Perfeito", desde então os "poemas imperfeitos" estarão para sempre sob os olhos do poema perfeito. Resta aos poetas cometerem poemas perfeitos ou serem discriminados pela imperfeição.


Cometer um poema cujo tema sonhar é con-templar o inter-dito de amar o sonho de poetizar o mar do "amor" é ondear as ondas dos sentimentos e emoções, sensibilidade e espiritualidade, banhando a Praia dos Desejos, Utopias, Esperanças com as águas serenas e suaves da alma e do espírito, é realizar o intransitivo da Vida: "Vida é...".


Neste "Poema Perfeito", Soninha Son, você, magistral e excelentemente, re-vela a Poetisa do Sonhar o Amor, e sei que este sonho ultrapassa os limites da contingência, atingindo e alcançando o SON PLENO E ETERNO DA ENTREGA E DOAÇÃO. Todos falam, cantam, decantam, recitam, declamam o Amor, a entrega, a doação, definem e conceituam o Amor, mas nada dizem do Amor, são versos do "Amar é...", são estrofes do "Amor é...", e o Amor vai se perdendo nas estradas sinuosas da vida humana.


Seu Poema Perfeito nasce justamente para salvar do Amor, mostrar-lhe outras sendas e veredas, retirar-lhe das línguas imperfeitas dos poetas, que só a-nunciam e re-velam palavras e nada mais. Tudo o que os homens precisam é do Amor, do Poema Perfeito do Verbo Amar, e só poetas e poetisas como você para realizar esta missão: trazer o Amor à cena da Vida Humana.


Hoje, você é reconhecida, aplaudida, jubilada por suas palavras de Amor, por sua POESIA-CARITAS, mas Amanhã não serão apenas reconhecimento e aplausos, mas um Abraço no Silêncio de sua Alma. Será lembrada por transgredir a Lei dos Poemas Imperfeitos, por re-nascer na sensibilidade e espiritualidade humanas o Amor na sua real dimensão da Entrega e da Doação.


Beijos, querida, e CONTINUE ESSA JORNADA TÃO MARAVILHOSA, que me ensina, ensina-nos aos escritores e poetas sempre a OLHAR OS INTERSTÍCIOS DO VERBO AMAR.


Manoel Ferreira Neto


Cometendo Poema


Imaginei cometer um poema perfeito
Aconcheguei-me feito um passarinho
Em tantos fios fiz tecitura de linho
Devagarinho fiz ninho em teu peito


Escalei teu corpo absorto extasiado
Galguei teus lábios explorei teus pecados
Invadi tua alma penetrei teus pensamentos
Plantei-me pra sempre em ti meu amado


Foste meu Sol poente por de ocaso
Lusco fusco no beijo derradeiro de adeus
O desejo persistente dos sonhos meus
Amanhecer e crepúsculo meu por acaso


Os versos mais ardentes lhe inspirei
Recebi tantas rosas de teu olhar âmbar
Vi um mar de amor em teu amar sonhar...
Hoje cometi um poema cujo tema sonhei...


Son Dos Poemas * Sonia M.Gonçalves


Comentários