#SAUDADES DE VOCÊS, ANTONIO NILZO DUARTE E ELIETE Eliete Araujo Duarte# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: TEXTO


Amatíssimo Amigo e Queridíssimo Companheiro das Letras, Antônio Nilzo Eliete Araujo Duarte

A saudade cria, inventa dimensões de atitudes e ações. A saudade de você, meu amatíssimo amigo e queridíssimo companheiro das letras, é imensa, muito embora estamos sempre em contacto por telefone. Muito diferente de nossos encontros em sua residência, quando, na mesa de almoço, na varanda, no seu escritório, passávamos horas a fio contando "causos", falando de sua obras memorialísticas, em companhia de sua esposa amada, Eliete Araujo Duarte, minha amada amiga. Encontros inesquecíveis, inestimáveis, trago-os a todos num recanto especial, reservado especialmente para você e todos os de sua família. Deitado na rede da varanda de minha residência, aqui na Ilha de Itaoca, Rio de Janeiro, fico me re-cordando com todo carinho e amor de nossas relações sempre ternas, carinhosas, muito amor entre nós.
Nas duas últimas semanas de minha vida aí em Curvelo, 20 de junho a 01 de julho de 2016, foram entregues à revisão de seus dois últimos livros, à minha feitura do prefácio deles. Lançado recentemente O 5(quinto) volume de sua obra memorialística, Lembranças de uma jornada, que carinhosamente nos enviou, a minha esposa amada, Graça Fontis, tendo ela ficado exultante de alegria e felicidade com a leitura, o desejo de encontrá-lo, falar das memórias, da vida, o que será realizado em breve. E, ainda mais carinhosamente, você enviou os quatro para ela. O 6(sexto) volume está inda por ser publicado. Custe o que custar, estaremos aí em Curvelo para o lançamento deles.
Participei a mudança para o Rio no dia 01 de julho de 2016. E só entramos em contacto quatro meses depois, por não ter seu telefone. Quê alegria falar com um amigo tão querido, tão amado, depois de tanto tempo! E sempre estamos em contato.
Nesta madrugada, a saudade de você, de Eliete veio com toda pompa. E como amenizá-la? Lendo os vários ensaios críticos sobre a sua obra, publicados nos tablóides curvelanos, Centro-Norte de Minas e E Agora? Decidi então amenizar com solenidade esta saudade: publicando na Internet, grupos, comunidades e páginas de minha responsabilidade, nalguns grupos de amigos, no meu Blog BO-TEKO DE POESIAS, na Linha do Tempo de Eliete.
Então... Encomendei de minha esposa, artista-plástica, pintora e escultura, Graça Fontis, uma caricatura sua. Não me consta que você tenha sido caricaturado por algum artista-plástico. Imagino aqui a sua alegria e felicidade, quando conferir na Linha do Tempo de Eliete a sua caricatura.
É a nossa homenagem com muito carinho e amizade, muito amor e ternura por você e por Eliete.
Até o nosso encontro pessoalmente muito em breve. Beijos carinhosos.

Manoel Ferreira Neto/Graça Fontis

(RIO DE JANEIRO, 14 DE SETEMBRO DE 2017)

Comentários