APRESENTAÇÃO DE "SENTIMENTOS DA ESPERANÇA", DE ANTÔNIO NILZO DUARTE, 2007, FUMARC - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: APRESENTAÇÃO



É com prazer que leio esta nova obra de Nilzo Duarte, tendo como objetivo tecer comentário que figure no livro, mostrando o que "Sentimentos da Esperança" vem revelar-nos. Uma obra que exprime a pedra angular de sua busca, a partir de vivência e convivência ao longo de 45 anos com a esposa e os filhos.


Caríssimo Nilzo Duarte, Esperança, Sentimento são húmus da Esperança por você, através de sua linguagem e estilo sensíveis e emocionais... Você mesmo, sua autenticidade e originalidade, amoldando verdadeira expressão à vida, em companhia da querida e amada Neusa, às situações e circunstâncias do quotidiano das relações afetivas de amor a ela e a seus filhos.


O leitor percebe que a leitura lhe mostra o caminho, a verdade de busca de dois espíritos que se uniram através do sentimento de amor à procura da espiritualidade, tornando a felicidade, as alegrias e os prazeres ojetos da aproximação de Deus, de valores eternos e sensíveis, com a consciência segura daquilo que se sonha, daquilo que se deseja estabelecer como vida.
"Sentimentos da Esperança" é o testemunho vivencial e vivenciário, experiências e realidade de um amor entre duas criaturas para quem Ele sempre se revelou e anunciou-se como sintese mental que procede do sentimento de cuidado e ternura, entre à doação em verdade para você e Neusa, na relação de amor consigo mesmos, juntamente com os filhos e a família. O amaor só vive de buscas espirituais e doação quando a vida é "leque de prazeres.".


A obra nos toca profunbdamente por sua compreensão madura do que é viver o passado, as sombras, aderidas à natureza e às condiçõesx humanas, as tragédias, as dores e os sofimentos. Mas, se nos concedemos a sinceridade a a autenticidade de vivermos isso com dignidade, abrimos o espírito para um mergulho em nssa vida, construímos nossos caminhos do campo e da espiritualidade.


O amor, essa dimensão de nosso espírito que nos habita, Deus, Jesus Cristo, Maria Santíssima, Espirito Santo nos pediram que o vivêsdsermos verdadeiramente, pois assim chegaríamos aoReno deDeus e o viveríamos em "devotamento sublime", uma entrega através do cuidado mútuo com o outro, do desejo do outro ser quem ele, ser feliz, ter prazeres, e isso transcende as contingências de vida, os erros, os enganos, as atitudes e não se identificam com o que Deus quer de cada uma de suas criaturas: A Vida-verdade, a Verdade-vida.


Nessa missiva, que é o meu sentimento e pensamento, o que escolhi e acolhi de suas obras, especialmente desta, de quem amoldou o espírito encarnado e o desencarnar à maioria das trilhas seguidas ao longo de 45 anos, ao desejo e eternidade a partir da adesão do "aliado" com o outro, em uma verdadeira "atitude de amor", que é a brisa eterna da união, a comunhão dos espíritos, o espírito único, a aproximação de Deus, do Divino, a memória dessa vida juntos, dessa entrega e vivência.


Desejo-lhe e aos seus leitores a contemplação da vida, em uníssono, porque a origem de sua obra é o amor, a origem da leitura é a busca do real amor que você e Neusa viviam e perpetuaram em atitudes e ações.


Nilzo, a obra é isso: o desejo. Meu querido amigo Newtn Vieiera, em seu comentário, diz que você descobriu "o mistério de seu destino" e tem condições de nos auxiliar na descoberta do nosso. Você não só me ajudou a descobrir a vida, mas mergulhar na busca do verbo amar.
Parabéns, querido amigo, pela sua atitude de AMAR.
Parabéns por todas as jóias que você nos concedeu e doou sinceramente.


(**RIO DE JANEIRO**, 14 DE SETEMBRO DE 2017)


Comentários