#AFORISMO 192/ A ERUDIÇÃO NÃO VEM APENAS NOS LIVROS... MAS SIM NOS LIVROS DA VIDA# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


O possuir erudição pode espezinhar o outro, pode tornar invisível ao olhar do outro o inter-dito, o in-audito, os mistérios e enigmas. Imerge na imodéstia, mas a vida aponta-lhe o sorvedouro sem qualquer agitação e zunidos, os lotes vagos mostra-lhe o panorama, a paisagem sem quaisquer criações, re-criações, invenções. Vive com toda a comodidade, mas na verdade, a existência permanece retirada dele…não se compadece com mordomias. Sujeito que sabe tudo e não sabe nada…não consegue ver a insignificância de tudo que tem ou pensa ter. Não enxerga que o ser assim em nada colabora para a vida do homem.


Sempre é melhor pensar um pouco nas suas atitudes, nas suas circunstâncias e situações, nas suas visões e ações. O estrelato não dá direito a tudo. O estrelato não conserva, preserva os valores, as virtudes, segue a contramão dos avessos, o estrelato destrói, nulifica, eteriza o vir-a-ser, o porvir, o ad-vir.
Quando a sua erudição encontrar-se em campo, aja de modos a que sua participação seja ela enorme ou diminuta seja recordada no desfecho do jogo da vida.


Jamais despenda seu tempo a pensar que é melhor que o outro, seja sempre aquele com quem os distintos podem assimilar benefício a mais, e não a sua arrogância e prepotência, pois há sempre aquele que é mais estrela, e passa despercebido, não precisa de medalhas, mas dar o que de melhor tem no seu âmago…o esboço dele é belo e nada teme.


Pois as ideias são factos. Elas são providas de físicos, fôlego e ansas e que nós os endereçamos para atestar o mundo com benignos ou pérfidos desfechos. Que nossos entendimentos mais ocultos adejam por pontos mais longínquos da terra, por vistas mais multíplices do mundo, cedendo suas graças ou reveses como pegadas atras de si .Assim edificamos nossos porvires para o proveito ou para o infortúnio, para triunfo ou para a derrota, para a glória ou o fracasso. Conceba do universo seu propósito e aguarde. Pois querença acarreta querença, triunfo importa trinfo e alacridade encaminha dita.


Por isso considere no que está cogitando e acerte a direcção de tempos, em tempos.


O que espelha aos distintos é o que seu coração quer exibir!!.
Algumas criaturas têm a aptidão de pretender abespinhar a tolerância, o saber esperar o tempo esclarecer as dúvidas, incertezas, abrir outros leques para in-vestigações mais profundas, e este é uma dádiva que não compete a todos... Não possuir sensibilidade para a intuição, não possuir intuição de mistérios, enigmas.. não entender a eloquência amar... Não se esqueça das contradições das luzes da ribalta…tanto estão na mó de cima… como rapidamente tudo se abate…


A erudição não vem apenas nos livros….mas sim nos livros da vida.


(**RIO DE JANEIRO**, 19 DE SETEMBRO DE 2017)


Comentários