#ESCRITORA E POETISA Ana Júlia Machado INTERPRETA E ANALISA O AFORISMO 156 /**TRAVESSIA DOS CÂNTICOS ÀS GLÓRIAS DO "INTELECTO POÉTICO**/


Este texto do escritor Manoel Ferreira Neto fez-me recordar Sartre. Os seus conceitos de recusa, independência e constrição. Diligencia-se demonstrar que o indivíduo acha-se desligado por um nada do planeta, independente e só. Para dissecar a conexão da percepção com o globo, Sartre nota a conexão do indivíduo com o transcorrido, o porvir, a natureza e os valores. Nesta observação determinadas destaques bisam-se, quais sejam, a da independência e a da constrição, e à luminosidade de suas condutas, pretendemos patentear que, tal como estas quatro ligações dissecadas por Sartre (pretérito, porvir, natureza e porte) apontaram-se escassos na resolução do enigma da percepção, toda forma de pensamento é, igualmente, incapaz de solucionar a angústia humana. O pensamento, a enfado de sua enunciação, já brota pela constrição e é constrição. E já que é desnecessário ao que se Auto sugere, assim como Nietzsche anunciou a fenecimento de deus, este texto poderá anunciar o fenecimento do pensamento. Manoel Ferreira Neto termina seu texto com, o conforme o rebater no deserto o sentimento e estado psíquico e cognitivo do sujeito cuja manifestação pode ocorrer tanto no âmbito individual quanto no coletivo, fazendo com que esse sujeito tome conhecimento dos objetos externos a partir de referenciais próprios. Que habitam nas Mistura de sensações, de sentidos, verbalizam ser a ligação, a cruzada dos Hinos às Reputações da "intelectualidade inspiradora" que arpeja nas cordas dos instrumentos musicais (a forma aperfeiçoada da lira) e ugabes as causas opostas reviradas, cobiçando com sensualidades e arrebatamentos a arte de criar da perpetuidade. Seu pensamento é ele. Vive porque cogita. É ele quem extirpa do nada a que deseja. Os pensamentos brotam por trás de si como uma tontura.
Como sempre exímio no que escreve o escritor Manoel Ferreira Neto…faz-me pensar…pensar e pensar e não sei nunca se chego ao que pretendo e o que pretende o autor. Grata, sempre pela sua erudição e dá-la a conhecer, grande amigo, mestre, escritor e filósofo. Bem-haja!
Acrescento os meus parabéns a sua esposa e artista plástica Graça Fontis, pelas belas ilustrações que faz e que sempre em perfeita sintonia com os textos.


Ana Júlia Machado


#AFORISMO 156/TRAVESSIA DOS CÂNTICOS ÀS GLÓRIAS DO "INTELECTO POÉTICO#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


A sinfonia dos dedos... ah, se não fosse temer o ridículo e a galhofa e, acaso, o patético e sarcástico, imaginaria esta sinfonia sendo executada com cítaras, diria que esta sinfonia sinto-a no pensamento, vivendo as notas que a memória, a imaginação, a busca do belo e do sublime, a intuição e criação, re-criação e percepção... Se houvesse aprendido a executar algum instrumento musical, estaria agora a tocar ou compor, quem sabe? Não faço, não assino tratados de exposição da vida íntima no mercado literário, isto é um embuste, mas reconheço os sonhos nascidos de experiências, no meu estilo, crio e re-crio.


Estes sonhos, no auge de minha angústia, aparecem-me como o porto em que meus desígnios cumpridos encontrarão refúgio, abrigo, onde amarrarei o cabo de minha popa. Não são silvos de serpentes esquecidas de morder como abstratas à travessia do entardecer ao anoitecer. Nas geleiras do entressono, menos que rimas pobres num soneto, menos que simples palavra numa oração coordenada adversativa, menos que folha no outono, o grito de pastor convocando seu rebanho não é flauta, não é canto de apaixonado des-encanto, é o senso da escultura neoclássica da sombra no vale, esculpida na poética e essencial atmosfera dos sonhos lúcidos, na treva de hoje sobre o túmulo que há-de abrir-se de ritmos e melodias elementares, mostrando gloriosamente os segredos veementes do nada que habita profundo as cinzas, segredo preso à pantomima por filamentos de ternura e riso, dispersos no tempo.


O que faltou à fadiga da criação? Tudo tem explicação porque tudo tem (in-visível e in-audita) cor, corrige o oblíquo pelo aéreo, procrastina o etéreo pelo corte do vidro do espelho pelo diamante, esporas tinem e calcam a mais fina grama e o pensamento mais fino da utopia da etern-itude, conhecimento plástico do mundo... Liberdade de cânticos expressionistas, simbolistas, declamando estados d´alma ad-versos, paradoxais, extremados, radicais, contraditórios, nonsenses, sentindo-os, re-criando, criando, in-ventando, produzindo, compondo sua face oculta, submersa nos subterrâneos da inconsciência, estilística das plen-itudes, linguística do eterno, cânticos da alma que se trans-eleva e quer sentir os ventos que perpassam os espaços e in-finitos, só ela, "si-mesma", pode decidir seus caminhos e estradas... os ritmos e melodias de suas condutas estéticas-éticas com as buscas sempre inquietantes, não se realizam, dos indivíduos pela beleza do belo.


Liberdade de sin-estesias do silêncio que reza a busca e a utopia da plen-itude, pleno, de re-vezes e ante-mãos conhecendo que serão eternas, sabendo do amor lhe entrega, incondicionalmente, sabendo que o silêncio ama ocultar-se e re-velar-se, no ínterim de um e outro, os átimos de segundos de refletir no deserto a sensibilidade e subjetividade que residem nas sin-estesias, dizem ser a ponte, a travessia dos Cânticos às Glórias do "intelecto poético" que dedilha nas cordas das cítaras e harpas as razões in-versas re-versas, desejando com volúpias e êxtases a poiésis da etern-idade. Meu pensamento sou eu. Existo porque penso. Sou eu quem me extrai do nada a que aspiro. Os pensamentos nascem por trás de mim como uma vertigem.


(**RIO DE JANEIRO**, 07 DE SETEMBRO DE 2017)


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