Manoel Ferreira Neto ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO ANALISA O POEMA Sou eu mesma... DE ANA JÚLIA MACHADO @@@@



Boa tarde, minha querida! Você está passando bem, como você está? A cirurgia transcorreu bem?
***
"Intelecto exíguo", amei isto. Pode até ser considerado, reconhecido como CATEGORIA filosófica. Nestes tempos hodiernos em que imperam o ABSURDO, o CAOS, na algibeira destes jeques responsáveis pelo oco de todos os valores e virtudes, vem o INTELECTO EXÍGUO, fraco, frágil, quase nada, iguaizinhos aos galos no galinheiro, cantando poder, declamando sensibilidade, recitando conhecimento, sabedoria, saber, seus ideais, utopias, idéias são o que salvam os homens deste momento histórico impiedoso, gratuito, arbitrário, e ainda mais que assumem o plantão, "intelectos exíguos" de plantão, prontos para todas as causas, prontos para contribuir com a vida, tagarelando suas falácias, verborreias. Os homens sem quaisquer visões e noções dão-lhes os braços, e seguem eles puxando a carroça morro abaixo. O Caos e o Absurdo trouxeram esta laia de gente para a Cena da Tragédia de todos os valores, e eles se sentem os deuses. Antes desse momento, eram o vácuo, agora, a tragédia está em cena, são a salvação, Se observarmos com os linces do olhar, os Intelectos Exíguos estão por todas as partes, em grande soma nas Artes Literárias e Poéticas, reproduzem mais que coelhos os seus conceitos medíocres e mesquinhos, suas mensagens indecorosas e fúteis, e esperam sentar-se nas cadeiras do Olimpo dos Deuses.
Neste poema, caríssima poetisa, escritora, crítica literária, Ana Júlia Machado
, Aninha Júlia, você compõe o perfil idôneo das relações humanas, nestes tempos hodiernos, ou eleva o outro aos picos da colina ou lhe desce aos fundos do abismo. A hipocrisia reinante, porque neste âmbito imperam todos os níveis dos interesses espúrios e viperinos. E com efeito, a sua sensibilidade, a sua visão-de-mundo e o conhecimento das coisas do mundo flagelam os vigores dos "intelectuais exíguos", para eles você é a "erva daninha.", não endossa de modo algum o que cantam e decantam. Você é você mesma!
***
É isto aí: minha amiga querida, continue a sua jornada, trajetória de revelar o Caos do Mundo, através de sua sensibilidade e Intelecto Real. Meus sinceros cumprimentos por esta obra primorosa. E vou guardar "Intelecto Exíguo" para minhas sátiras futuras.
***
Beijos nossos a você, à nossa amada netinha Aninha Ricardo, à nossa família. Desejamos-lhe de coração que logo, logo se restabeleça da cirurgia e você fique bem, querida!
Manoel Ferreira Neto
@@@
SOU EU MESMA...
Há quem questione-me quem sou, mas eu não possuo
uma contestação pronta. Para quem gosto e estima-me
sou quiçá um querubim, exultação, a afeição,
uma energia irrefreável, se é para defender quem estimo.
Mas para aqueles que condenam-me,
quem disserta pelas minhas costas, quem insidia-me
ou repudia-me sou displicência, sou abnegação e desdém.
E para quem cobiça-me sou o letargo que flagela
seus intelectos exíguos!
Ana Júlia Machado
RIO DE JANEIRO(RJ), 02 DE ABRIL DE 2021, 09:32 a.m.

 

Comentários