SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA A PROSA METAFÍSICA /**CORTEJOS SONOROS DE SEDA**/



Texto fabuloso, Manu, admito esse está impossível de ser plagiado, mesmo porque eu noto em seus textos uma conversa misteriosa de você com o seu eu poeta e aí, meu amigo, somente você saberá a senha que leva ao decifre de tudo que realmente está pensando, usando do vocabulário mais lindo e muitas vezes margeado de metáforas ricas e insolúveis para quem não se integra e entrega ao texto desde o começo.Teu livre arbítrio faz as palavras dançarem por sob nossa visão humana nos transportando para um lugar diferente, um mundo requintadíssimo, amo muito, dificilmente será plagiado, mas valendo o alerta para os incapazes, improdutivos e sem ética alguma. Parabéns e agradeço. Bjos.


Sonia Gonçalves


Sendo a obra autêntica, re-presentação almática do autor, qualquer tentativa de plágio torna-se impossível pois quem tenta não é capaz de penetrar, mergulhar na alma do autor, sabendo o que nela reside, inda mais quando a linguagem e estilo são produzidos à luz da filosofia, da metafísica com todas as criações estilísticas, linguísticas, semânticas, semiológicas. Mister erudição para uma obra neste nível. Já conferi neste métier virtual divisões de palavras como o faço, mas nem de longe é plágio, é apenas uma cretinice da pessoa, pois que, quando divido as palavras, retiro-lhes o sentido dicionarizado, comum e atribuo-lhes categoria filosófica - por exemplo "Re-verso": não é o outro lado da coisa, e sim o "Verso da Razão", uma crítica à RES EXTENSA E RES COGITANS CARTESIANAS, passa a habitar na Razão a Sensibilidade. E para isso é preciso conhecimento da Estética da Filosofia e Literatura.


Como dissera para minha Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis: "Fosse eu a ler um texto neste nível e fosse plagiador, sinceramente me enfiaria numa caverna e só sairia um século depois. Para quem sabe ler, é uma crítica ferrenha, mexe com as "moléstias psíquicas" do plagiador. Como disse você, Soninha Son: "É um alerta para os incapazes, improdutivos e sem ética alguma."


Manoel Ferreira Neto


#CORTEJOS SONOROS DE SEDA# - PROJECTO #VERSO-UNO LITERÁRIO
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: PROSA METAFÍSICA


Epígrafes:


"Nas adjacências em que Só o olhar explica-se há-de se adjetivar o subjetivo na explícita verbalização." (Graça Fontis)


"O verbo dos ócios se tornou osso impotente de ser cinza ao longo das regências que figuram as imagens estilísticas." (Manoel Ferreira Neto)


Ressumbra-se a brisa noctívaga, o que houvesse de místico nos pensamentos e idéias, nas utopias da efêmera verdade, as volúpias plenas da metafísica, aquele instante-limite de delírio, devaneio em que nonadas e travessias sintetizadas tecem, crocheteiam, performam o além, con-templação do panorama e paisagem das "cositas" uni-versais, êxtases, clímaces?


Por que a intenção de silenciar o silêncio, se não se lhe ausculta o som metafísico do tempo e dos ventos, se não se lhe sabe ritmar os sentimentos que concebe da solidão, melodiar a lírica que regencia as utopias e sonhos da verdade? O melhor seria vislumbrar os interstícios vazios da alma, onde o nada devaneia e pervaga, re-colhendo-o, a-colhendo-o, tornando-lhe auto-vácuo eivado de frivolidades, no vácuo da alma, mesmo sem inspiração, sem dons e talentos, quiçá sejam diligências a glória e o esplendor. Tome-se meia duzia de despeito. Acrescente-se uma dose de margarina do ciúme. Adicione-se sete gramas de polvilho da inveja. Coloque-se três ovos de codorna. Agite-se com a mão da incapacidade. E dê de três em três horas marcadas no relógio de um ponteiro só. Excelsa receita para criar a alma de que o corpo está carecendo. Miríades ondulantes resvalam os instintos na linha da iniquidade, ruminam a voz esganiçada da falsidade, da farsa...


O silêncio é o que é: sente-se-lhe, ouve-se-lhe, vive-se-lhe, põe-se-lhe em questão, a liberdade anuncia-se plena e o destino se faz, constrói-se, institui-se, enveredando-se pelo justo valor de existir. Imagens trêmulas de expressão passam em cortejos sonoros de sedas, sons que vibram solenes e agudos.


Divas esperanças das sorrelfas perenes de plen-itudes e sublim-itudes, horizontes e uni-versos mergulhados nas trevas mais-que-perfeitas do nunca que é um tempo longínquo demais, se se realiza, é que o subjuntivo do vir-a-ser enovelou-se com o particípio do passado entre a náusea da contingência e as ipseidades do livre-arbítrio, nas brumas gerundiais enoveladas de particípios do imortal que é um tempo sem limites e fronteiras, se se ressuma, é que as declinações não se prestam a estabelecer a alma da morte, o espírito de morrer entre o gosto da reverência ao destino predeterminado da promessa da ressurreição e glórias de prazeres e felicidade indizíveis, inenarráveis, indescritíveis, por tudo que se encontra por todo o horizonte, entre a crença de que só o que pode ser visto e sentido está claro e explicado.


Ao léu do efêmero, o orvalho da madrugada para respingar-lhe com ternura e carinho de moléculas indicativas do jamais perfeito, mesmo na consumação dos verbos, no alto da montanha o catavento inerte, do in-finito a roda-viva das etern-itudes à espera do incognoscível e in-audito para esplender o absurdo. Origens e gênesis do ad-verso pers-versando as linhas fronteiriças das ausências e carências do nada vazio de pectivas, da nonada náusea, das angústias sarapalhadas nos lotes vagos de liberdade e vontade de artificiar a consciência e o ser.


O verbo dos ócios se tornou osso impotente de ser cinza ao longo das regências que figuram as imagens estilísticas.


(#RIODEJANEIRO#, 20 DE JULHO DE 2018)


Comentários