SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O AFORISMO 956 /**UNI-VERSALIDADE DO PENSAMENTO CONSCIENTE




Que coisa mais linda Manoel Ferreira Neto... Epígrafe maravilinda! Obra da Graça divinal em todos os sentidos. É como sempre digo parceria mais que perfeita, e essa epígrafe hem.. Publique-se para que seja imortal, seja na pedra fria a filo ou poesia do vivente escritor, ou na monografia, na biografia do Manu autor, enfim vos digo, que coisa mais lindaaa,aplaudindo-te! Bjos Parabéns Manu.


Sonia Gonçalves


AFORISMO 956/


UNI-VERSALIDADE DO PENSAMENTO CONSCIENTE#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Epigrafe:


"Só o pensar profundo leva à uni-versalidade da consciência" (Graça Fontis)


Fazei de vossos versos um templo de sonhos em que vos abrigais das dores mais tristonhas!


Fazei de vossas estrofes uma catedral de esperanças em que vos assegurais dos desejos mais profundos!


Fazei de vosso poema uma igreja de utopias em que vos protegeis das idéias e ideais mais percucientes!


Fazei de vossa metáfora o silêncio da perquirição do nada e do sangue nas veias do desejo e da ousadia de pensar as contingências da in-verdade e a questão da liberdade.


Fazei de vossas sin-estesias poiéticas um tabernáculo de volos em que vos amparais das sensações mais abismáticas!


Fezei de vossa metafísica a luz da inteligência e da sensibilidade a in-vestigar as perspectivas e ângulos do saber e conhecimento.


Fazei de cada verso um canteiro de flores com que sustentais a beleza eterna!


Fazei do esterco o ingrediente de concepção do broto da rosa, a água que rega o canteiro o abrir das pétalas na revelação dos primeiros raios do sol, e con-temple o beija-flor a sugar-lhe o néctar.


Fazei de cada estrofe um compartimento equóreo com que represais o sentimento etéreo, o pensamento efêmero, a idéia fugaz, a ilusão trans-cendente, a quimera divina!


Fazei do vazio da erudição a multiplicidade da fé, da esperança, do verbo a regenciar os ventos do ter e ser.


Fazei de vossas idéias uma lareira de chamas ardentes com que acender a vontade de verdade, desejo de consciência, com que ascender o desejo da sublime sabedoria!


Fazei de cada termo o escrínio cristalino em que re-camais a espiritualidade, sensibilidade, subjetividade, divin-idade opalinas!


Fazei de vossas palavras útero de utopias onde se concebe e gera a vida do Ser e do Tempo!


Fazei da poiésis de vosso poema a estesia de vosso espírito, a estética de vossa alma, a uni-versalidade de vosso pensamento consciente!


(#RIODEJANEIRO#, 14 DE JULHO DE 2018)


Comentários