SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA RESPONDE À ANÁLISE DO POEMA /**EFÍGIE**




Boa noite Manoel Ferreira Neto Linda sua efígie representativa é isso aí meu querido a poesia é algo mais, não apenas um amontoado de palavras combinantes entre si, poesia é criar com harmonia, utilizar as palavra como representação e usar das metáforas para elogiar, execrar, para por ate alguns besteirol que pensamos sem pesar e parar de ostentar tantas imagens gratuitamente, vivemos a era do narcisismo, chega a enjoar, prefiro minha parte em poesia mesmo... rsr Bjos querido...Grata.


Sonia Gonçalves


MANOEL fERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIA ANALISA O POEMA /**EFÍGIE**/, DA ESCRITORA, POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA Sonia Gonçalves


Efígie é "re-presentação". E "re-presentar" é "ser imagem de". Re-presentar a poesia requer inestimáveis dimensões, linguagem, estilo, sensibilidade, percepção, intuição, estética, utopias, sonhos, esperanças, o Ser. Mesmo que todas elas sejam realizadas em uníssono, inda assim a sua eficácia, como bem o diz a poetisa, escritora, crítica literária, Sonia Gonçalves, só o poeta sabe, conhece, sente, pois é a visão sensível de sua alma, sentimentos, emoções, dores, sofrimentos, desejos e vontades, a moldura almática é o sêmen do Ser. Só isto não constitui nem de longe a Poesia, a sua re-presentação, mister trans-cender, elevá-la à espiritualidade, mostrar-lhe o Ser. O vento perpassando as flores do jardim, eivando-lhe de movimento, brilho dá luz à poesia florística, o ser desta poesia não é apenas a beleza das pétalas, o perfume que exala, é-lhe mister a re-presentação da Natureza, saber-lhe o sensível, conhecer-lhe o Ser da Vida, a beleza de uma flor não é mais que a beleza de uma flor.


Isto é Sabedoria. E a Sabedoria só o tempo pode patenteá-la, corroborá-la, e ela é alcançada não com o acúmulo de conhecimentos, mas com questionamentos, buscas, desejos, experiências e vivências, mergulho abissal. O tempo ouve o som do poema criador, ritmo e melodia do que lhe habita o âmago, o que nele habita em todas as dimensões contingentes e transcendentes. A comparação que a poetisa apresenta é sui generis: "Todo homem possui uma mãe para lhe conceber..." Toda poesia carece do espírito criador para lhe dar vida, e a criação requer o Espírito da Vida, requer a fé para a sua concepção; necessita também de um grande amor aos ideais da beleza, da estética. A sagrada face da poesia é o sentimento da vida, as buscas de tornar-lhe "efígie" do Ser.


O que assistimos hoje nesta película Poesia não é o ato criador, não é a criatividade, sim a ausência incólume do Ser, se o Ser não habita o homem, não é objeto de vontade e desejo da Vida, como pode haver criatividade, criação? Se o homem não sabe, conhece as suas dimensões de carências, faltas, falhas, como pode arvorar-se de Poeta, ostentar-se sêmen da Vida? Impossível. O que é apresentado como Poesia não passa de ridículos e nonsenses os mais variados possíveis.


"Efígie", de Sonia Gonçalves, é uma reflexão do Ato de Criação, um convite à re-presentação do Ser da Vida, Espírito da Vida. Deixar que a Poesia nos reconheça Poetas é o grande sonho.


(#RIODEJANEIRO#, 09 DE JUNHO DE 2018)


Comentários