#AFORISMO 981/ INSTANTE DE INTROSPECÇÃO DA ALMA# - PROJECTO #OS 22 QUE ANTECEDEM O MILÉSIMO# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/FOTO/Manoel Ferreira Neto e Graça Fontis: AFORISMO




Epígrafe:


"É nas faces do tempo o inscrever-se angustioso do olhar ininteligível dos sentidos multifacetados do próprio existir."(Graça Fontis)


"Imagem espelhada, mas que não se vê refletida, não se lhe vê a face..." (Manoel Ferreira Neto)


Mas onde encontrar o silêncio indispensável à força, o longo hausto graças ao qual o espírito se re-compõe, a cor-agem se mede a si mesma, o medo se metrifica na linha das fugas, justificativas, explicações espúrias, a liberdade pensa a si nos auspícios da abertura completa às outras dimensões da dignidade e da honra, re-fazer-se, pós tremeliques das consequências, pré arrogâncias e soberbas das decisões? Palavras apenas ao verbo dos ventos, soletragens das letras que compõem o sentido, será mesmo?, vaidades de estar dizendo as coisas. Palavras soltas ao léu das metafísicas e da neve cobrindo montanhas, serras, picos, montículos...


Mas onde encontrar a pura solidão, atrás do silêncio, às custas da desértica re-flexão do ser-só na solidão da id-ent-idade do estar-no-mundo, o halo divino de outros nós graças ao qual a eternidade e a imortalidade se me afigurem a entrega por inteiro, somos feitos para a graça, aos ombros do caráter de liberdade significar, denotar, conotar "responsabilidade" com as idéias, ideais, decisões, "amor e entrega" ao ente amado conotarem as mãos entrelaçadas ao destino do eterno?


-*TEMPO*


São todos os sítios,
São todos os olhares,
São todos os sonhos,
São todas as utopias,
São todos os desejos,
São todas as esperanças,
São todas as vozes,
São todos os silêncios,
São todas as solidões
Persigo a multidão.


Estivesse eu em uma fase de profunda angústia e depressão, aliás, isto é bem verdade, de nada iria adiantar fugir, engabelar-me, não me superaria de modo algum. Precisava sim assumir-me. A intenção era sim de identificar esta depressão, desde o início de minha atitude, fundamentada e fundada, de proscritar a indecência, e desejo sim expandir a sua compreensão, dizendo coisas que não o fiz antes por uma questão de não estar disposto a seguir outra trilha, outra vereda, senão a compreensão e entendimento da depressão, além daquele sabor delicioso de saber na prática o que é isto de "proscritar a indecência...", até compreender e con-sentir as angústias são inestimáveis. Acontecesse o que acontecesse comigo.


Mas onde encontrar a nostalgia em seu estado lídimo e probo de delírio, devaneio, desvario, nutrindo-se dos éritos das vãs esperanças, dos medíocres sonhos, ridículas utopias da glória, para o insofismável mergulho na náusea da verdade nas sinuosidades do eterno e efêmero, do bem e do mal, da in-verdade e mentira, quando se re-vela nítida e nula a alegria breve da consciência de que o "paraíso" se faz na continuidade das persistências, insistências, das labutas?, o inferno na eternidade de suas chamas a altíssimas caliências dos pitis e mazelas, hipocrisias e taradices da farsa, se faz calientemente por todos os fogaréus dos fogaréus, shalom!?


-*TEMPO*
São todos os desenganos,
São todos os erros,
São todas as ilusões,
São todos os fracassos.
São todas as vitórias,
São todas as decepções,
São todos os ódios,
São todas as animosidades,
São todas as glórias,
São todas as desilusões,
São todas as faces iguais,
São todas as horas sem paz,
São todos os humanos indo
E vindo na multisolidão.


Alma de sombras e brumas, crepúsculos de desejos e vontades envelados de tristezas, melancolias, o trem da glória segue os seus trilhos, passando pelas pontes, águas correndo, seguindo a trajetória dos caminhos, no alvorecer nublado, a glória continua na linha férrea, passeando vazia pelos dormentes, nas ruas ainda desertas, os boêmios levam a guitarra no ombro, dedilham nos sentimentos das nostalgias pre-cursoras das notas as utopias efêmeras, à beira da praia, no crepúsculo, o brilho intenso do sol, imagens, perspectivas...


Fecho o diário. Os olhos param num sítio qualquer. Observam e nada percebem. Vão cair na armadilha das coisas. Não fossem os olhos, a condição seria tão só vaga idéia, abstraçãozinha medíocre. Existem. Jamais reparei que a existência estivesse nos olhos. Penso, sinto e raciocino através deles. Saíram do lugar em que estavam localizados. Dor horrível nas órbitas. Saí trucidado. Dilacerado até ao fim. Imagem espelhada, mas que não se vê refletida. A superfície plana.


-*TEMPO*-


São chaves erradas,
São lágrimas vertentes,
São trancas trancadas,
Preciso socorrer-me.
Persigo o Tempo!...
São luzes brilhantes piscando
Em uníssono, imagens escalafobéticas,
Risos, apertos, tremor e temor,
Desespero Humano
A ciência de o silêncio do vazio
Exalar silvos, sibilos, é compreendê-los,
Ouvi-los...


Persigo o tempo...


(#RIODEJANEIRO#, 28 DE JULHO DE 2018)


Comentários

  1. Depois que eu avistei te
    ao ver seu jeito agradável
    as tuas lembranças conservei
    senti ser uma pessoa confiável
    quantas vezes já enviei te
    mensagens,de modo
    imcomparável se teus limites
    já utratrapalhei,mas pelo que
    faço sou responsável,é que
    esquecer te eu não sei,contigo
    sinto me mais confortável!
    Em cada novo dia que nasce
    reflete me tuas lembranças
    sei que não sou da tua classe
    não passo de uma criança
    se eu não relembrasse te
    mas tu não sais me da lembrança!...

    ResponderExcluir
  2. Depois que eu avistei te
    ao ver seu jeito agradável
    as tuas lembranças conservei
    senti ser uma pessoa confiável
    quantas vezes já enviei te
    mensagens,de modo
    imcomparável,se teus limites
    já ultrapassei,mas pelo que
    faço sou responsável,é que
    esquecer te eu não sei,contigo
    sinto me mais confortável!
    Em cada novo dia que nasce
    reflete me tuas lembranças
    sei que não sou da tua classe
    não passo de uma criança
    se eu não relembrasse te
    mas tu não sais me da lembrança!...

    ResponderExcluir
  3. Obs:a descrita de cima
    é a mesma de baixo,é que
    consertei erros conforme
    ficou essa de baixo.A de
    cima não tô conseguindo
    excluir!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário