PROJECTO #ARTE DESENHO E PINTURA# - TEXTO DE APRESENTAÇÃO: Manoel Ferreira Neto










Desde há meses minha Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis, vem insistindo num projecto artístico-plástico nosso. Tenho estado esquivando por não possuir dons e talentos e, em segunda instância, por as Letras exigirem até mais que posso realizar, a entrega trans-cende os sensos.


Nos últimos tempos, a fala categórica se apresentou no picadeiro: "Por que me entreguei sob os seus incentivos e apoios à crítica literária, à prosa, esforçando-me ao máximo por ser demasiado complexo, e você não pode aceitar o desafio? Não estou pedindo conhecimento acadêmico da Pintura nem perfeição. Leve na "flauta", na brincadeira, um momento de descanso e lazer das Letras." Prometi pensar com carinho.


Início de 2017, num instante de volúpia e euforia, tomei dos lápis e pintei algumas peças, o croqui sendo produzido por mim, a pintura sob os seus ensinamentos. Pintei seis peças, e não mais toquei nos lápis. Publiquei-as. Amigos teceram as suas considerações positivas. Agradeci-as. Não mesmo. Não me entregaria à Pintura, não tenho quaisquer propósitos em ser artista-plástico.


Por que não atender ao seu pedido? Alfim, entregou-se à prosa literária, à crítica literária, e tem se esforçado ao máximo para realizá-las com categoria. Possui dons e talentos para isto. Disse-lhe anteontem, 18 de julho de 2018: "Está bem. Vou aceitar o seu pedido. Sublinhe-se: apenas como um instante de descanso e lazer das Letras, uma diversão", o que aceitou.


O Projecto consiste em eu desenhar o croqui e ela pintá-lo. Como nomear este Projecto? Passamos um dia inteiro pensando, até que surgiu um bem sugestivo: "Arte Desenho e Pintura". Inclusive, após o nome do Projecto, dissera: "Não é de meu conhecimento no métier das Artes-Plásticas, Pintura, que um artista tenha produzido o croqui e outro pintado. Na Literatura e Poesia há parcerias, textos, poemas escritos a quatro mãos. Na Pintura, é inédito". Assinaríamos: DESENHO: "M.F.", PINTURA "G.F."


Tomei do lápis e produzi o primeiro croqui do Projecto, e ela nesta madrugada pintou-o. Vamos assim revezar as ilustrações da obra literária e poética, ora o nosso trabalho juntos, ora o dela.


Eis aqui as fotos de nosso #ARTE DESENHO E PINTURA#, em várias tonalidades.


(#RIODEJANEIRO#, 20 DE JULHO DE 2018)


Comentários