PROJECTO #INTERCÂMBIO CULTURAL E INTELECTUAL# - Manoel Ferreira Neto: IDEALIZADOR



Este Projecto fora idealizado em maio/2018 com duração de dois meses, julho/2018, cuja "intenção fundamental" fora apresentar análises e interpretações das escritoras, poetisas e críticas literárias Graça Fontis, Ana Júlia Machado, Sonia Gonçalves, Maria Isabel Cunha das obras de nossa autoria, no sentido de os leitores conhecerem o que fora produzido por cinco anos e também acompanharem o crescimento, desenvolvimento, amadurecimento das idéias e pontos de vista das críticas. As críticas inda contribuíram com análises e interpretações atuais, o que contribuiu sobremodo para o conhecimento dos leitores.


Quanto ao nosso trabalho de criação das perspectivas, só apresentamos um "senão": ao final deveria ter apresentado a primeira análise de cada crítica literária, como o fiz com Ana Júlia Machado, aliás encerrando o Projecto, mas diante de tantas obras registradas no Windows não consegui encontrá-las. Para ilustrar: Ana Júlia Machado realizou nestes cinco anos 1634(mil seiscentos e trinta e quatro) críticas, Sonia Gonçalves, 1252(mil duzentos e cinquenta e duas) críticas, Maria Isabel Cunha 926(novecentas e vinte e seis) críticas, Graça Fontis em dois anos, 478(quatrocentos e setenta e oito) críticas. Fica a minha responsabilidade de assim que encontrá-las publicar, podendo ser a qualquer momento futuro.


Para enriquecer o Projecto idealizei entrevistar as críticas literárias sobre a jornada como críticas, fundamentadas no ponto de vista delas do que isto - a crítica literária? -, e todas apresentaram excelsamente o que pensam sobre. O Projecto possui o título #INTERCÂMBIO CULTURAL E INTELECTUAL#, e Sonia Gonçalves tivera a excepcional idéia de entrevistar-nos, o que significa o título, a troca de idéias, pensamentos, conhecimentos culturais e intelectuais. Tal entrevista pode ser conferida pelos leitores na nossa Linha do Tempo, grupo de Sonia Gonçalves, SON DOS POEMAS, no Blog BO-TEKO DE POESIAS(https://botekodepoesias.blogspot.com/).


Desejamos agradecer a todas as críticas literárias a excelsa realização deste projecto, aos amigos escritores e poetas que participaram com leituras, curtidas. Esperamos que todos hajam aprofundado no conhecimento das críticas, suas idéias, pensamentos, da obra em pauta. Havia muito a ser realizado, mas dois meses são poucos para a concretização. Contudo, nossa Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis, lançara a idéia de a cada ano, iniciando em maio, finalizando em julho, apresentar novas críticas realizadas. Ano que vem estaremos de volta.


O nosso muitíssimo "Muchas Gracias" a todas as críticas literárias, a todos os Amigos participantes.


INTÉ ANO QUE VEM!


Beijos e abraços a todos!


GRAÇA FONTIS/Manoel Ferreira Neto


(#RIODEJANEIRO#, 19 DE JULHO DE 2018)


Comentários