GRAÇA FONTIS PINTORA ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA TECE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO SOBRE O ROMANCE #LÚCIFER PERNÓSTICO", 01 TOMO DA HEPTOLOGIA #UTOPIA DO ASNO NO SERTÃO MINEIRO#



Ao começar a leitura deste 01 TOMO, "LÚCIFER PERNÓSTICO", DA HEPTOLOGIA #UTOPIA DO ASNO NO SERTÃO MINEIRO#, percebo que ele o asno, LÚCIFER PERNÓSTICO, ainda não atingiu verdadeiramente a compreensão de sua existência e a insatisfação é o clima onde seu espírito respira o ar da contestação, e uma ânsia absoluta e absurda, talvez um dos motivos seja o que está sempre a um passo a frente de seu alcance imposto pelo seu dono como um pêndulo marcando a hora de suas fraquezas, mas que também lhe move os instintos criativos, não importa que sofra, lute, trave uma batalha para que alcance seu objetivo, a cenoura, levando-o ao desespero, ao descrédito de sua lucidez até mesmo ao ridículo.


Não importa, o que conta é o resultado, este que o elevará ao nível de um astro, um asno pensante, confiante na sua superioridade acima de qualquer satisfação vaidosa narcisística, apenas contente consigo mesmo. Aí, então, como numa seara suas palavras e idéias inabaláveis ocorrem num clímax irônico e sarcástico já intuindo e aspirando a imortalidade, seu espírito criativo; ele um marginal às ambições humanas acalentando sonhos incompatíveis com sua natureza, mas que na sua realidade são indestrutíveis e imorredouras. Sendo assim, há de cumprir a sua missão no movimento de seus beiços, fabricando palavras e pensamentos críticos como setas em pontos nevrálgicos de cada dos moradores de Atenas Atéia e, sua linguagem inusitada, é o objeto para alcançar o cerne desta comunidade como uma semente viva extraída de suas idas e vindas, ladeira acima, ladeira abaixo, na secreta desarmonia da quotidianidade onde o que parece não é, meio às tortuosidades e desequilíbrios silenciosos, fazendo do povo sua obra-prima. Assim ele discorre metamorfoseando momentos de nascimento e morte de funesta beleza num voo de severas palavras seus pensamentos pulsam a vida vista por ele, como para ressaciar-se de sua condição indigna.


E ele só quer entender este feixe complexo que é o ser humano, vestido de interesses e ostentações vãs com intenções de sucessos e glórias sem visar daí consequências decorrentes, mas, ele, já nas tintas luta contra tais falsidades e insinceridades intrínsecas neste meio, surgindo a cada dia com o poder de renovação, pois vive o ser humano de improvisações irresponsáveis, sinceros na forma de expressão, mas sem nenhum conteúdo, apenas mentiras convencionais brotam dos clássicos senhores embusteiros sociais.


Como veem deste primeiro tomo só me concebo uma síntese, já que este romance é composto de sete tomos a serem publicados, o que já estou ansiosa para saber o que Lúcifer Pernóstico irá aprontar nas suas próximas andanças, deixando suas mensagens sinceras para a valorização da concepção liberta de preconceitos, é o que verão ao ler este primeiro tomo. E que venha o próximo! Parabéns ao escritor Manoel Ferreira Neto! Até...


Graça Fontis


(#RIODEJANEIRO#, 08 DE SETEMBRO DE 2018)


Comentários