#ALDEIA DE LÁGRIMA DOS INSANOS - III TOMO #UTOPIA DO ASNO NO SERTÃO MINEIRO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: ROMANCE



CAPÍTULO X - PARTE I


Jamais pude ver alguém tão enfurecido numa tarde de domingo quanto vi Ragozina Neves com Ratto Neves. Foram convidados para churrasco na Fazenda dos Ímpios – sobrenome de família, três irmãos são os proprietários, Teóforo, Teódoro, Teófilo. Era aniversário de um deles, Teóforo Ímpio, afilhado de casamento dos Neves. Não havia qualquer insatisfação, querela entre Ratto Neves e os Ímpios, muitíssimo amigos.


Sentaram-se à mesa da cozinha, enquanto Celeste Ímpio, a filha mais velha de Teóforo Ímpio, preparava lingüiça, pedaços de frango frito, enquanto a carne não ficava assada. Ragozina e Celeste tornaram-se verdadeiras sirigaitas com os últimos acontecimentos de Lágrima dos Insanos. A mãe já falecera com câncer na garganta, Celeste Ímpio estava com dezenove anos, hoje está com trinta e dois. Teóforo não quis se casar outra vez.


- Não é possível... Não acredito... – Ratto Neves olhou de soslaio a esposa, estava sim bestificada com aquela notícia mais do que escalabrosa; jamais a vira tão bestificada. Estava acostumado com aquele tipo de coisa na cidade. Há tantas outras que transformariam a Medusa em pedra, se olhasse de frente.


- Não tenho motivo para inventar coisa alguma... Alexandra Gusmão foi flagrada pelo marido com a mulher do irmão. As duas estavam mais do que tesudas. O maior escândalo. Terezinha saiu de calcinha, sem soutien, levando o vestido que vestiu no mato, correndo para casa. Serginho Gusmão queria esgoelá-la. Que fosse “sapatão” problema dela, mas que tornasse sua mulher “sapatão” isso de jeito nenhum. A mulher entrou na chibata para deixar de ser sem-vergonha, despudorada.


- E os filhos? Houve outro caso de traição. Ernesto Pinheiro fora avisado várias vezes que estava sendo traído. Não quisera acreditar. Acreditou quando não teve outra alternativa senão tocaiar a mulher para saber. Foi descoberta a traição. Separaram-se. Anos depois, Ernesto Pinheiro voltou a viver com a mulher. Satisfazia todos os gostos do filho. Estava mais do que perdido com as paparicações do pai. Conheceu ele outra mulher, separação definitiva. Casou-se, mudou-se para Ipatinga. Feliciano não queria morar com a mãe, era desavergonhada, os colegas viviam tirando sarro de sua cara. Fora viver com a avó. Tornou-se alcoólatra, rapaz de treze anos viver embriagado pelo mato é triste. Não faz muito a mãe fora chamada pela avó, já não estava suportando tanta tristeza e vergonha. “Se você é doido, sou mais doida que você. Tome cuidado comigo. Arrebento você”, coisas assim. Completamente desequilibrados ambos.


- O que podem dizer? Só podem ouvir – estava com toda a razão, pois as crianças não perderam a oportunidade de tirar sarro da situação: “a coisinha do papai não funciona, Feliciano?”, dirigiam-se os garotos ao filho mais novo; à filha: “Você não podia ter resolvido o problema, Aliny?”. Chegavam em casa, após as aulas, chorando com os insultos da criançada, a mãe não podia tomar providência, causara tudo aquilo; o pai se recusava a fazer qualquer coisa. Beco-sem-saída. Tiveram de engolir a seco todas as mofas.
- Traição em Lágrima dos Insanos é fato mais que consumado. Será que existisse razão para isso? A maioria das famílias já sofreu na carne e nos ossos o que este ato leviano causa.


- Claro... Dizem que na formação do arraial padre foi acusado de engravidar uma mocinha de dezesseis anos. Não fora ele. Foi descoberto mais tarde, quando Monsenhor Berto havia saído do arraial. Rogou praga: a traição seria o pesadelo da comunidade. Há outras histórias a respeito, mas na minha opinião é a que melhor explica. Verdade é que são mulheres ou homens mal amados. Há aqui na cidade família inteira com a saga de mau amados. Seis filhos separados, todos com filhos, mãe e pai separados. Só Amélia Junqueira não se casou outra vez. Dizem que está namorando com o filho de Dedé Santana. Os outros se casaram, tiveram mais filhos. Problemas de toda ordem vivem. Só Rubens Junqueira vive feliz com a segunda mulher, não tem filhos com ela. Amam-se de paixão.
Manoel Ferreira Neto
(OUTUBRO DE 2005)


#RIODEJANEIRO#, 23 DE SETEMBRO DE 2018)


Comentários